Pular para o conteúdo principal

SINAL VERMELHO: Saúde alerta para o crescimento de casos de dengue na Paraíba


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta para o alto crescimento de casos de arboviroses e divulgou nova programação para a aplicação da Operação de Ultra Baixo Volume acoplado a veículos (UBV) durante esta semana.

A partir desta segunda-feira (25) até a sexta-feira (29), o carro fumacê estará presente nos municípios de Soledade, Boa Vista, Nova Palmeira, Seridó, Cuité, Santa Luzia, Juazeirinho, Lucena Serra Branca e São José do Ramos.

De acordo com dados da SES, desde a publicação do Boletim Epidemiológico no início de abril até o momento, foram registrados mais de 3 mil casos prováveis de dengue, que agora passam a ser 6.773. Já para chikungunya, foram mais de 2 mil, chegando a 4.464 casos prováveis e zika totalizando 193.

A técnica responsável da SES pelas arboviroses, Carla Jaciara, explica que a crescente na notificação é resultado do trabalho conjunto entre a secretaria, por meio do Núcleo de Doenças e Agravos Transmissíveis (NDAT), e os municípios.

A técnica alerta que, neste ano, 45 municípios estão silenciosos, não realizando notificação de casos suspeitos de arboviroses e 60 municípios estão com incidência alta, acima de 300, o que indica surto; além de seis municípios estarem com óbitos em investigação: Patos (01), Mulungu (01), Jericó (02), Serra Branca (01), Boa Ventura (01) e Queimadas (01).

Carla Jaciara destaca que a notificação é uma forma do município sinalizar a situação epidemiológica de forma individual.

“É importante que o município realize a notificação de todos os casos suspeitos para que seja realizado o cálculo de forma segura, efetiva.

E é preciso também que o município esteja realizando Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa).

Com esses dados, podemos avaliar a necessidade do uso do carro UBV nos territórios”, pontua.

Sobre a ação de aspersão espacial de inseticidas através da Operação de UBV acoplado a veículo, de acordo com Nota Técnica da SES, gestores e sociedade precisam compreender que a utilização desses equipamentos tem caráter complementar às demais ações de controle.

Isto por conta do alcance limitado e do grande impacto ambiental causado. Para a utilização do carro, as Secretarias de Saúde dos municípios devem encaminhar para a Gerência Operacional de Vigilância Ambiental da SES um formulário com análises epidemiológica e entomológica, com dados e notificações.

Carla Jaciara lembra que, além da utilização do UBV, é fundamental que a população esteja sempre atenta a sua residência, mantendo o cuidado com qualquer meio que acumule água.


Blog do Guedes

Com PB Já

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÍDEO: Jovem natural de Junco do Seridó e esposa morrem afogados em praia do Rio de Janeiro

Na tarde desta terça-feira(1), o jovem Damião Silva de Medeiros, 36 anos, natural do Distrito de Bom Jesus, município de Junco Do Seridó, juntamente com sua esposa a jovem Paola Silva, 25 anos, morreram de forma trágica. O casal caiu no mar após tentar salvar os cães que haviam caídos na água. Damião Medeiros, é filho de Dona Marluce e do senhor Janduí (Janda), moradores do Distrito de Bom Jesus, município de Junco, o jovem morava no Rio de Janeiro havia um bom tempo. Blog do Guedes Com G1

EXCLUSIVO: Jovem assunçãoense envolvido em acidente de moto não resiste e vem a óbito

O jovem Ginaldo Júnior Silva Alves, 19 anos, não resistiu aos ferimentos após sofrer um acidente de moto na madrugada desta segunda-feira(3), nas proximidades de Tito Churrascaria, em Assunção, afirmou a mãe do jovem. O mesmo ainda foi socorrido para o Hospital de Taperoá mas não resistiu, Júnior como era conhecido, deixa esposa e um filho de apenas 1 ano e três meses de idade. Segundo informações de populares o jovem perdeu o controle da motocicleta vindo a colidir contra uma árvore. Vídeo do local do acidente . Blog do Guedes

EXCLUSIVO: Corpo de homem é encontrado boiando no Açude do Distrito da Barra de Juazeirinho

O corpo do jovem Edivânio dos Santos, 32 anos, foi encontrado boiando nas águas do Açude da Barra, na manhã desta terça-feira (23). De acordo com informações de populares, Edivânio é pescador e morador do sítio Escurinha, zona rural de Juazeirinho. Van, como era popularmente conhecido teria saído ontem(22) por volta das 10h para pescar e não retornou mais para sua residência. Os familiares sentiram sua falta, foram ao açude saber o que havia ocorrido, chegando ao local encontraram sua moto e alguns pertences as margens do reservatório. Os Bombeiros foram acionados, iniciaram as buscas, mas devido a escuridão os profissionais suspenderem á ação e retornaram pela manhã desta terça-feira, quando o corpo finalmente foi encontrado. O jovem era casado e deixa um filho de nove anos. Blog do Guedes