Boletim confirma 52 casos de sarampo de janeiro a dezembro na PB


O boletim epidemiolĂłgico 6, divulgado pela Secretaria de Estado da SaĂșde (SES), por meio da GerĂȘncia Executiva de VigilĂąncia em SaĂșde, na ParaĂ­ba, aponta que atĂ© a 50ÂȘ Semana EpidemiolĂłgica, encerrada no dia 14 de dezembro, foram notificados 331 casos suspeitos de sarampo, em 81 dos 223 municĂ­pios. Do total de notificaçÔes, 52 casos (15,7%) foram confirmados, sendo 183 descartados ( 55,3%) e 96 em investigação (29%). Dos 81 municĂ­pios com notificação de casos suspeitos, 17 apresentaram confirmação de casos.
De acordo com o boletim, dos casos confirmados, 18 são em crianças menores de cinco anos e 11 em adultos jovens de 20 a 29 anos, que respondem por 55,8% do total de casos confirmados levando em consideração a faixa etåria.
No que diz respeito Ă  vacina trĂ­plice viral – protege contra o sarampo, caxumba e rubĂ©ola – quando os dados sĂŁo observados por municĂ­pio, percebe-se que, dos 223 municĂ­pios paraibanos, apenas 157 (70,4%) apresentam cobertura vacinal igual ou maior que 95%, atĂ© o mĂȘs de novembro. No entanto, a cobertura do Estado atĂ© outubro estava em 104,16%.
“As recomendaçÔes permanecem na manutenção de uma VigilĂąncia EpidemiolĂłgica do sarampo nos municĂ­pios com equipes de investigação de campo para garantir a oportunidade adequada dos bloqueios e condução dos casos notificados, com oferta da vacina na rotina; busca das crianças menores de cinco anos para avaliação da caderneta e adultos jovens que tiverem viagens para municĂ­pios com surtos ativos, devem viajar com a caderneta em dia”, alertou a gerente de VigilĂąncia em SaĂșde da SES, Talita Tavares.

PORTAL CORREIO 

ComentĂĄrios

Postagens mais visitadas deste blog

Santo André Enlutado: Morre Maria Izabel Aires em trågico acidente de moto na altura do sítio Malhada Vermelha

Exclusivo: Agricultor tem moto tomada por assalto na zona rural de Assunção

Assunção: Vereador MĂĄrcio de ZĂ©lia afirma Ă  nossa reportagem que irĂĄ concorrer novamente Ă  presidĂȘncia da cĂąmara municipal