Pular para o conteúdo principal

Prefeituras do Cariri estão entre as mais transparentes do Estado; Taperoá está na lista


O Tribunal de Contas do Estado possui uma ferramenta, que monitora a transparência dos portais municipais em tempo real chamado Turmalina. O sistema aponta com precisão os sites que estão mais atualizados e que apresenta de forma didática e de fácil acesso dados referentes a despesas, receitas e pagamentos; licitações; entre outros.
Segundo o último levantamento feito pela reportagem do portal De Olho no Cariri neste domingo (10), cinco municípios do Cariri estão entre os dez melhor ranqueados no Estado. O portal da Prefeitura de São João do Tigre foi observado em primeiro lugar e é, portanto, o mais transparente entre os 223 municípios da Paraíba, a assessoria contábil (Emerson Siqueira)e o administrador do portal oficial (Felipe Camarão) estamos sempre trabalhando em parceria para que o êxito seja atingindo.
Segue a lista dos Top 10 da Transparência do TCE, os portais das cidades de São José dos Cordeiros (5º), Taperoá (6º), Livramento (7º) e Parari (10º).
Para o técnico em portais da transparência, Felipe Camarão, responsável por 3 dos 5 mais transparentes da lista: “O sistema Turmalina é uma ferramenta criada pelo TCE que só traz mais transparência para as gestões, e nós enquanto administradores desses portais temos o zelo e o cuidado de sempre está em consonância com a gestão para estarmos sempre fazendo o que pede as normativas do TCE”.
Ainda segundo Felipe Diniz, a atuação dos escritórios de contabilidade e dos advogados que prestam serviço à Prefeitura, é de vital importância para que o município seja bem avaliado por esse sistema. O Escritório da CONPLAN, por exemplo, é responsável por três dos cinco municípios mais bem avaliados e também comemorou, através de seu proprietário Alexandre Aureliano, o desempenho de seus municípios clientes.
Para o advogado, Dr. José Maviael, também responsável por três municípios dos mais bem avaliados: “A estratégia criada pelo TCE em parceria com a Universidade Federal da Paraíba acabou por criar uma disputa que estimula as equipes técnicas das prefeituras a perseguir sempre melhores resultados, alcançando índices elevados de transparência, superando inclusive o próprio Estado da Paraíba, o que favorece a sociedade que tem plena capacidade de saber como cada centavo é investido nessas cidades”.


De Olho no Cariri

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÍDEO: Jovem natural de Junco do Seridó e esposa morrem afogados em praia do Rio de Janeiro

Na tarde desta terça-feira(1), o jovem Damião Silva de Medeiros, 36 anos, natural do Distrito de Bom Jesus, município de Junco Do Seridó, juntamente com sua esposa a jovem Paola Silva, 25 anos, morreram de forma trágica. O casal caiu no mar após tentar salvar os cães que haviam caídos na água. Damião Medeiros, é filho de Dona Marluce e do senhor Janduí (Janda), moradores do Distrito de Bom Jesus, município de Junco, o jovem morava no Rio de Janeiro havia um bom tempo. Blog do Guedes Com G1

Assunção lamenta morte do jovem Alan de 'Têca de Joquinha'

Faleceu na manhã desta segunda-feira(28) o trabalhador assunçãoense, Alan Possidônio da Silva, 37 anos, após sofrer um choque elétrico, o fato ocorreu no sítio Bonfim, zona rural de Salgadinho. Alan de Têca como era conhecido, possui uma propriedade rural naquela localidade. A vítima era filho do Sr. Joquinha (In memoriam), um dos maiores comerciantes da região. Alan era casado e deixa, além da viúva, um casal de filhos. O sepultamento está previsto para às 16h desta terça-feira(01) no Cemitério Jardim da Saudade, em Assunção. O Blog do Guedes presta solidariedade a toda à família, e que ele descanse em paz. Blog do Guedes Imagens: PC

ATENÇÃO PB: Polícia Federal faz operação para combater fraudes na pandemia no interior do estado

Agentes da Polícia Federal cumprem hoje (2) cinco mandados de busca e apreensão numa ação denominada ‘Operação Princesa do Sertão’, que tem o objetivo de investigar possíveis irregularidades na compra de materiais para o enfrentamento à pandemia. O alvo são compras feitas pela prefeitura da cidade de Princesa Isabel, no Sertão do Estado. O município adquiriu 5 mil testes rápidos e 40 mil máscaras descartáveis, segundo a PF. Há suspeitas de sobrepreço nas compras dos produtos. Blog do Guedes Com PB Hoje