72 do 123 reservatórios monitorados pela Aesa na Paraíba têm menos de 20% do volume d’água


O volume de água na maioria dos reservatórios monitorados pela Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa) chegou à situação crítica ou de observação. De acordo com dados do órgão, 72 dos 123 açudes do estado têm menos que 20% da capacidade de armazenamento. Desse total, metade, ou seja, 36 já secaram ou estão praticamente secos, com menos que 5% do volume total.
Entre os que já zeraram o volume de água está o Açude Santa Luzia, localizado na cidade do mesmo nome. O reservatório tem capacidade para armazenar até 11.960.250 m³. No estado, outros nove açudes encontram-se na mesma situação: Taperóa II(Manoel Marcionilo) e Lagoa do Meio, em Taperóa; São José IV, em São José do Sabugi; Paraíso (Luiz Oliveira), em São Francisco; Caraibeiras, em Picuí; Serrote, em Monteiro; Bom Jesus, em Carrapateira; Bichinho, em Barra de São Miguel; e Algodão, em Algodão de Jadaíra.
A situação também não é satisfatória nos maiores reservatórios do estado. Em Boqueirão, o Açude Epitácio Pessoa – responsável pelo abastecimento de Campina Grande e outras cidades do complexo da Borborema – está apenas com 21,7% da capacidade de armazenamento que é de 411.686.287³ de água. No Sertão, o recurso mineral também é escasso em Cajazeiras. A reserva de água do Açude da Lagoa do Arroz conta apenas 10,2%. O volume total do reservatório é de 80.220.750³. No Engenheiro Ávidos, outro açude da cidade, a situação ainda é pior. A barragem que comporta 255.000.000³ está 9,6% da capacidade.
A barragem de Acauã, em Itatuba, tinha no fim de janeiro 20,7% do volume total de armazenamento. O reservatório tem capacidade para represar até 253.000.000³ de água.
Dos reservatórios do estado, Gramame/Mamuaba, no Conde é um dos que apresenta os melhores percentuais no volume de armazenamento. A barragem que abastece a maior parte da Grande João Pessoa contava no fim de janeiro com 84,8% da capacidade de represamento de água. O sistema pode captar até 56.937.000³ do recurso mineral.


blog do gordinho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção