2015 começa com mudanças nas leis de trabalho, inflação e nova gestão de Ricardo


O ano de 2015 começa com algumas alterações que vão refletir na vida dos paraibanos. O Portal Correio listou as principais mudanças como o aumento nas tarifas de água e luz, variações nos preços das mensalidades e materiais escolares, mudanças no trânsito e o segundo mandato de Ricardo Coutinho no Estado.

Economia

O ano de 2015 começa com aumentos nas tarifas de água e luz para os paraibanos. A Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB) aprovou o aumento de 9,9% na conta de água. Já a luz, terá uma cobrança diferenciada feita através de bandeiras tarifárias, a partir de janeiro, com o consumidor pagando até R$ 3 a mais na conta.



A partir de janeiro, a manutenção da iluminação pública de João Pessoa e Campina Grande vão passar a ficar a cargo das prefeituras municipais.


As mensalidades e materiais escolares também entram 2015 com variações nos preços. As mensalidades em escolas particulares variam em mais de 300% e alguns materiais possuem variação de até 340% em seus preços.



As leis trabalhistas também vão ter mudanças a partir de janeiro. Alegando reajuste fiscal, o governo federal redefiniu as regras para o acesso ao abono salarial, seguro desemprego, pensão por morte, auxílio-doença e seguro-defeso.


Política

Na política, o ano novo começa com a posse de Ricardo Coutinho para o segundo mandato a frente do governo estadual.



O governador vai encarar desafios nas áreas de segurança, educação, saúde e mobilidade urbana.


Com relação a equipe que vai compor o seu segundo mandato, Ricardo usou o Twitter para anunciar parte da sua equipe. 




A eleição da nova Mesa Diretora da ALPB também vai movimentar os bastidores da política paraibana no início de 2015. 


Trânsito

No trânsito, houve a implantação das faixas exclusivas para circulação dos ônibus, na Capital. O mês de dezembro foi de orientações aos motoristas e as invasões as novas faixas não tiveram caráter de multa. Mas, a partir de janeiro, o condutor que for flagrado invadindo as faixas exclusivas vai receber multa e perder pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


As famosas 'cinquentinhas', utilizadas por parte da população, vão, a partir de 2015, ter a obrigatoriedade de circularem com licenciamento.


Outra mudança que vai afetar os condutores a partir de janeiro é a obrigatoriedade da utilização dos extintores ABC, em substituição aos antigos BC, nos veículos de todo o país.


Uma das boas notícias aos donos de veículos na Paraíba foi à redução média de 3,8% no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a manutenção das taxas pagas ao Seguro DPvat.




portal correio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção