Ministério Público investiga Prefeitura de Salgadinho por manter ex-prefeito como servidor fantasma

A Promotoria de Justiça responsável por casos de improbidade administrativa em Campina Grande instaurou o Procedimento Administrativo nº 001.2025.050597 para apurar indícios de irregularidade na lotação do ex-prefeito de Salgadinho, Marcos Antônio Alves, como professor da rede municipal.

Segundo a denúncia, embora concursado, Marcos teria sido admitido pela atual gestão para exercer a função de Professor, com salário de R$ 7.118,31 mensais, sem cumprir expediente ou comparecer à sala de aula.

De acordo com o vereador Leandro Francisco (Inácio de Juraci), responsável por acionar o Ministério Público, trata-se de um caso clássico de servidor fantasma.

Segundo ele, é de conhecimento público no município que o ex-prefeito não desempenha nenhuma atividade na administração municipal e reside, inclusive, na cidade de João Pessoa. A suspeita é de que sua permanência na folha de pagamento seja fruto de um acordo político com o atual gestor, seu aliado.

A denúncia aponta que, mesmo sem cumprir sua carga horária, o ex-prefeito recebeu regularmente os salários nos últimos seis meses.

O parlamentar sustenta que a conduta configura ato de improbidade administrativa, já que houve prejuízo aos cofres públicos e enriquecimento ilícito.

O Ministério Público poderá exigir o ressarcimento integral dos valores recebidos indevidamente, além da aplicação das penalidades previstas na Lei de Improbidade Administrativa.

Após a notificação da abertura do procedimento investigativo, a Prefeitura de Salgadinho promoveu, nesta terça-feira (1º), um evento com servidores da Secretaria de Educação e anunciou publicamente que Marcos passará a integrar a equipe técnica da pasta, atuando no setor de planejamento.

O movimento é interpretado por muitos como uma tentativa de justificar, retroativamente, os salários pagos durante os meses em que ele não exercia função alguma.

O caso segue em apuração e pode resultar em responsabilização civil e administrativa dos envolvidos, além de novas medidas por parte do Ministério Público.

Blog do Guedes

Com informações do Portal do Litoral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Equipe de futsal de Assunção faz homenagem à jovem Mariluzia, morta em acidente automobilístico no ano 2019

Prefeitura de Assunção realiza leilão de veículos, ônibus e trator; saiba como participar

Confira: Governo do Estado divulga calendário de pagamento do Abono Natalino