Cariri pode registrar chuvas abaixo da média nos três primeiros meses de 2026

O Cariri paraibano poderá enfrentar um período de chuvas abaixo da média no primeiro trimestre de 2026.

A projeção foi divulgada nesta quinta-feira (18) pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), que aponta tendência de irregularidade nas precipitações no início do próximo ano.

De acordo com o relatório, entre os meses de janeiro e março de 2026, as chuvas no Cariri devem variar de normal a abaixo da média histórica, com distribuição irregular no espaço e no tempo, característica comum das regiões do semiárido.

O mês de fevereiro, em especial, pode apresentar maior instabilidade, com registros pontuais e mal distribuídos.

A AESA destaca que esse cenário também pode alcançar outras áreas do semiárido paraibano, como o Curimataú, Sertão e Alto Sertão, embora o alerta principal recaia sobre o Cariri, região mais sensível à irregularidade das chuvas.

Para as regiões do Litoral, Brejo e Agreste, a previsão é mais favorável, com expectativa de volumes pluviométricos próximos da média histórica entre os meses de abril e julho de 2026.

Segundo a Agência, o enfraquecimento do fenômeno La Niña, que tradicionalmente contribui para chuvas acima da média no Norte e Nordeste, aumenta a imprevisibilidade climática, exigindo atenção redobrada de produtores rurais, gestores públicos e da população do Cariri para o planejamento das atividades no próximo ano.

Blog do Guedes

Com ClickPB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Assunção realiza serviço de limpeza de reservatório na propriedade do agricultor Galego de Zé Pascoal

Confira: Governo do Estado divulga calendário de pagamento do Abono Natalino

'Grupo da Resenha' anuncia a 9ª edição do Jogo da Amizade