Atenção: Delegado detalha operação que teve como alvo o prefeito, vice e 4 vereadores de Areia de Baraúnas

O delegado Rafael Vasconcelos, da Polícia Federal, concedeu entrevista à imprensa e deu mais detalhes sobre a Operação Grãos de Areia, deflagrada na manhã desta sexta-feira (17), nas cidades de Areia de Baraúnas, Passagem e Salgadinho, no Sertão da Paraíba.

De acordo com o delegado, a operação teve como objetivo combater a transferência irregular de eleitores, a compra de votos e associação criminosa que foi formada nas eleições municipais de Areia de Baraúnas no ano de 2020.

“Nossa investigação detectou que houve várias transferências irregulares de eleitores que não tinham nenhum vínculo com a cidade, e pra isso eles receberam dinheiro, entre outras vantagens, para votar nos candidatos a prefeito e a vereador daquele município, chegando a custar R$ 2 mil apenas um voto, valor exorbitante, mas que fez diferença, uma cidade pequena que tem cerca de 2 mil habitantes e que tem mais eleitores cadastrados lá do que propriamente habitantes”, disse Rafael.

Ele disse que foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão expedidos pela 65ª Zona Eleitoral de Patos/PB, direcionados ao prefeito, vice, quatro vereadores e um funcionário público.

O delegado Ele informa que os mandados foram cumpridos em Passagem e também Salgadinho, pois eram onde alguns deles residiam, mas o alvo era Areia de Baraúnas.

“Essa investigação já se desenrola há quase 2 anos, desde quando essas eleições ocorreram. Chamou nossa atenção desde o início, o fato do município ter mais eleitores do que habitantes, nós fomos colhendo alguns elementos durante esses quase dois anos de investigação, e conseguimos reunir elementos suficientes, inclusive, com vários extratos bancários de que essas pessoas investigadas pagavam do próprio bolso as taxas eleitorais para que esses eleitores transferissem para o município de Areia de Baraúnas, mesmo sem nenhum vínculo. Pegamos depoimentos de vários desses eleitores confirmando que tiveram seu votos comprados por esses candidatos, hoje eleitos, e esses resultados alteraram de fato as eleições daquele município, porque o candidato a prefeito ganhou com uma margem de 26 votos de diferença, uma margem muito pequena, e nós conseguimos apurar que essas compras de voto foram relevantes para o resultado do pleito, talvez, se não tivesse ocorrido o resultado teria sido outro naquele ano” , pontua.

O delegado também informa que caso seja confirmado o que foi apresentado nas investigações, os envolvidos podem responder pela compra de votos, inscrição fraudulenta de eleitores e também associação criminosa.

Blog do Guedes

Com Patosonline

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção