Pular para o conteúdo principal

Assunção realiza 6ª Feira MultiCultural e lembra legado de João Olinto; imagens

O município de Assunção, localizado no cariri da Paraíba, realizou de forma exitosa a 6ª edição da Feira MultiCultural.

O evento que chega ao 6º ano lembrando a memória do saudoso artesão e fotógrafo João Olinto, reuniu agricultores, criadores de animais, atores, sanfoneiros, artesãos, entre outros seguimentos.

A secretária de cultura Danielma, em contato com a nossa reportagem, destacou a importância do evento do ponto de vista cultural e econômico.

"Mobilizamos pessoas, equipes, emoções e sentimentos na realização do evento, mas acima de tudo, muito amor por Assunção. O resultado veio: Crescimento econômico e cultural", pontuou.

A gestora acrescentou que o envolvimento das muitas culturas foi o grande diferencial.

"Gente de todos os seguimentos garantiu o sucesso. Tivemos agricultura familiar, música, produtos da fazenda, artesanato, e tantas outras novidades que garantiram o diferencial", finalizou.

O evento foi prestigiado por secretários municipais, vereadores, ( Anazilda, Cocó, Lula, João e Márcio) pelo vice-prefeito Felipe e a população que compareceu em grande quantidade.

Destaque também para a estrutura disponibilizada pelo governo municipal para realização, a exemplo de barracas, som, estantes de vendas etc.

A feira foi criada no governo do prefeito Rafael Oliveira em 2013 e nos governos seguintes do prefeito Vogel Oliveira, foi ganhando forma, sendo ampliada de feira de artesanato para multicultural.

Falando com a nossa redação, o prefeito Vogel Oliveira destacou a importância do feito.

"É um evento que fica maior a cada ano. Hoje realizamos a maior de todas as edições, ano que vem será maior ainda. O investimento foi priorizado e nossa meta é valorizar a cultura e fortalecer a economia. Vender, fechar negócio, garantir renda. Objetivos que foram cumpridos", disse Vogel.

Logo que surgiu, a feira que abrangia apenas artesanato, já nasceu com nome João Olinto da Silva.

Na década 1980 , Joãozinho, como ficou conhecido no então distrito de Assunção, era o fotógrafo oficial da comunidade, cobrindo eventos como casamentos, batizados, aniversários, festas religiosas e sociais.

Filho de dona Rosa e seu Inácio Olinto, Joãozinho era também um talentoso artesão, com trabalhos reconhecidos na região e na própria localidade. Os desfiles de 7 de setembro tinham o toque e a marca do seu trabalho.

Com tanto no currículo, a feira não poderia homenagear, alguém que tivesse mais merecimento. João Olinto, o Joãozinho, está eternizado na feira, nos corações e nos álbuns fotográficos de pelos menos duas gerações de Assunção e da região.





Blog do Guedes

Com Lázaro Farias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÍDEO: Jovem natural de Junco do Seridó e esposa morrem afogados em praia do Rio de Janeiro

Na tarde desta terça-feira(1), o jovem Damião Silva de Medeiros, 36 anos, natural do Distrito de Bom Jesus, município de Junco Do Seridó, juntamente com sua esposa a jovem Paola Silva, 25 anos, morreram de forma trágica. O casal caiu no mar após tentar salvar os cães que haviam caídos na água. Damião Medeiros, é filho de Dona Marluce e do senhor Janduí (Janda), moradores do Distrito de Bom Jesus, município de Junco, o jovem morava no Rio de Janeiro havia um bom tempo. Blog do Guedes Com G1

Assunção lamenta morte do jovem Alan de 'Têca de Joquinha'

Faleceu na manhã desta segunda-feira(28) o trabalhador assunçãoense, Alan Possidônio da Silva, 37 anos, após sofrer um choque elétrico, o fato ocorreu no sítio Bonfim, zona rural de Salgadinho. Alan de Têca como era conhecido, possui uma propriedade rural naquela localidade. A vítima era filho do Sr. Joquinha (In memoriam), um dos maiores comerciantes da região. Alan era casado e deixa, além da viúva, um casal de filhos. O sepultamento está previsto para às 16h desta terça-feira(01) no Cemitério Jardim da Saudade, em Assunção. O Blog do Guedes presta solidariedade a toda à família, e que ele descanse em paz. Blog do Guedes Imagens: PC

ATENÇÃO PB: Polícia Federal faz operação para combater fraudes na pandemia no interior do estado

Agentes da Polícia Federal cumprem hoje (2) cinco mandados de busca e apreensão numa ação denominada ‘Operação Princesa do Sertão’, que tem o objetivo de investigar possíveis irregularidades na compra de materiais para o enfrentamento à pandemia. O alvo são compras feitas pela prefeitura da cidade de Princesa Isabel, no Sertão do Estado. O município adquiriu 5 mil testes rápidos e 40 mil máscaras descartáveis, segundo a PF. Há suspeitas de sobrepreço nas compras dos produtos. Blog do Guedes Com PB Hoje