TJPB determina imediato afastamento do prefeito de Taperoá; defesa de Jurandi entrou com recurso no STJ


Por unanimidade, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba recebeu a denúncia e determinou o afastamento imediato do cargo do prefeito do Município de Taperoá, Jurandi Gouveia Farias. 
Ao todo são dois Procedimentos Investigatórios Criminais contra o gestor que tiveram a relatoria do desembargador Ricardo Vital de Almeida.
O magistrado afastou inicialmente a decretação da prisão preventiva do gestor, mas decretou as medidas de proibição ao réu de entrar na Prefeitura e em qualquer outra repartição pública do município e de manter contato com os demais denunciados. 
A decisão ocorreu em harmonia com o parecer do Ministério Público, que utilizou a tribuna, em sessão realizada na tarde desta quarta-feira (11).
Na primeira denúncia, o gestor e outros sete denunciados – Jocel Farias de Queiroz, Wellington Farias Ribeiro, Evandro Queiroz da Silva, Maria Lúcia de Farias, Leonardo Villar Bezerra, Elton Bezerra da Silva e Herick Fabrício Lima Trajano – são acusados da prática de possível fraude licitatória.
Conforme os autos, no dia 20 de maio de 2013, o denunciado firmou contrato com a empresa Silva Locações de Veículos Ltda., vencedora de processo licitatório tipo Convite, cujo objeto era a locação de um veículo pick-up, cabine dupla, 4×4, para atender ao gabinete do próprio gestor, tendo sido pago pelos cofres municipais o montante de R$ 75.600,00. A licitação foi conduzida pela Comissão Permanente, formada por Maria Lúcia, Leonardo, Elton e Herick.
A denúncia aponta que há indícios de que a vencedora da licitação funcionava como uma ‘empresa de fachada’ e que o veículo locado à disposição do gabinete pertencia, na verdade, a Jocel Farias de Queiroz, motorista de uma empresa do próprio gestor.
A defesa levantou as preliminares de inépcia da inicial e de falta de justa causa por atipicidade da conduta, ambas rejeitadas pelo relator, que destacou a existência de indícios suficientes de autoria e materialidade. Sobre a não decretação da prisão preventiva de Jurandi Gouveia, Ricardo Vital enfatizou que, “no momento, não é o caso”, mas deixou claro, que a medida poderá ser decretada em qualquer fase do processo, caso o Juízo entenda estarem presentes os motivos justificadores.
O relator revelou que, conforme pontuado pela Procuradoria da Justiça, foram oferecidas, ainda, contra o denunciado, outras oito denúncias, sendo seis sobre crimes de licitações e duas, de responsabilidade, sendo cinco delas já recebidas pelo Pleno do Tribunal. Por esse motivo, Ricardo Vital afirmou que: “A permanência no cargo por parte do gestor pode acarretar danos irreparáveis à Administração Pública, já que há indícios reiterados de má conduta na chefia do Município de Taperoá.
A segunda denúncia também recebida pelo Tribunal de Justiça investiga que o prefeito de Taperoá é acusado de contratar, diretamente, pessoa impedida de contratar com a Administração Pública. Conforme os autos, nos exercícios financeiros de 2013 a 2015, o denunciado teria contratado, com dispensa de licitação, o codenunciado Lourival dos Santos para prestação de serviços de marcenaria e de roço de estradas, mediante a quantia de R$ 11.580,00, sendo que este exercia cargo comissionado vinculado à Secretaria Municipal de Agropecuária, Ciência, Tecnologia de Taperoá.
A Câmara de Taperoá, através de seu presidente Birino Brito, ainda não foi notificado da decisão do Tribunal de Justiça.
O prefeito Jurandi Gouveia, através de sua defesa, entrou com um recurso liminar no Superior Tribunal de Justiça para se manter no cargo e aguarda a decisão. O gestor afirmou através de suas redes sociais que segue confiante em Deus e no povo e que vai superar mais esse desafio em sua vida pública.




De Olho no Cariri

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Assunção realiza serviço de limpeza de reservatório na propriedade do agricultor Galego de Zé Pascoal

Confira: Governo do Estado divulga calendário de pagamento do Abono Natalino

'Grupo da Resenha' anuncia a 9ª edição do Jogo da Amizade