'O Novo Cangaço' faz com que MPF peça proibição do serviço banco postal na PB; confira


O atendimento do Banco do Brasil pelas agências dos Correios, o chamado Banco Postal, corre o risco de acabar na Paraíba. O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal que proíba o serviço por causa da falta de segurança nas agências.

De acordo com os Correios, 196 agências operam o Banco Postal na Paraíba, mas este ano, está prevista a desativação desse serviço em 83 delas. Para o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes, o fim do Banco Postal prejudicaria muito a população, já que a maior parte das cidades do interior não possui agência bancária.

Tota Guedes destacou que os municípios sofrem com a falta de segurança e que os casos de arrombamentos e explosões de agências são constantes. “Muitas vezes, quando uma agência dessas é explodida, passa meses ou até mais de um ano fechada para poder reconstruir e voltar a funcionar”, contou. Por isso, ele acredita que é necessário tomar medidas de segurança para evitar ações criminosas de grupos que ficaram conhecidos como “o novo cangaço”.

O fechamento das agências, por outro lado, seria prejudicial à população e também à economia das cidades que não possuem agência bancária. “Quando isso acontece, da cidade ficar sem nenhuma agência, é um transtorno imenso. As pessoas têm que se deslocar para outro município, às vezes a 60 quilômetros de distância. Isso gera despesa com a viagem, é inseguro para quem tem que viajar com o dinheiro no bolso, e muitas vezes, o dinheiro deixa de circular na cidade que está sem agência e fica só circulando onde tem banco”, afirmou Tota Guedes.



Com Portal Correio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assunção registra falecimento de Maria do Carmo Pedro, conhecida carinhosamente por 'Dona Kátia'

Calendário do Bolsa Família 2026: datas de pagamento são divulgadas

'Grupo da Resenha' anuncia a 9ª edição do Jogo da Amizade