Pular para o conteúdo principal

EDILMA E EDIVAN: Uma faca; dois destinos


A história dos migrantes nordestinos, que viajaram juntos do sertão da Paraíba para buscar uma vida melhor em São Paulo é agora um caso de morte, polícia, júri, teses e debates sobre violência doméstica e feminicídio.

 Ainda há muito o que ser investigado sobre os últimos instantes e o que de fato aconteceu entre os jovens Edivam Celestino de Oliveira, de 30 anos e Edilma Santos Barbosa, de 26. Após ouvir uma briga do casal os vizinhos chamaram a polícia, que encontrou a esposa morta e o marido gravemente ferido.

 Fatos e versões-A princípio temos ao menos dois lados da mesma história: defesa e acusação. Cada um, mesmo que baseados em legítimos laudos, perícias e na provável reconstituição da cena do crime, produzem versões tão opostas como óleo e água.

Além das teses da acusação e da defesa a todo instante surgem novas versões, fofocas, resenhas e desfechos para o caso.

 Pacato cidadão-De acordo com o advogado Paulo Chaves, o indiciado estava em um dia normal de sua rotina. Acordou cedo foi trabalhar e estava de volta a sua casa apenas para almoçar. Ainda de acordo com a defesa, o acusado não tem nenhuma passagem pela polícia, registro de violência e também não há registro de nenhuma queixa por parte da vítima. Edivan presta serviço em uma contratada da secretaria de serviços públicos da Prefeitura.

Não procede-“Tem muita coisa que não foi O Edivam que disse. Até porque a gravidade do ferimento na garganta o impede de falar. Quando estiver recuperado ele vai responder a todas as perguntas, seja para a delegada ou em juízo. Já fez esta solicitação formalmente”.

 Júri popular-A decisão sobre o caso caberá a um Júri Popular, previsto para um único conjunto de crimes, que são os crimes dolosos contra a vida, sejam eles tentados ou consumados. Na prática, são os crimes intencionais de homicídio, infanticídio, aborto ou participação em suicídio.

Composição do Júri-Cada vara criminal possui uma lista de pessoas da sociedade civil que podem fazer parte do sorteio de participação do júri popular. Se você está com suas obrigações eleitorais e militares em dia, por exemplo, pode ser indicado para a lista. Quando há um Júri Popular prestes a ser realizado, representantes do Ministério Público, da OAB e da Defensoria Pública se reúnem para assistir ao sorteio de 25 pessoas e garantir a imparcialidade na seleção.

A jovem Edilma, foi sepultada nesta sexta-feira(31), em Assunção-PB, apesar de estarrecida a população, apenas manifesta solidariedade, enquanto procura saber, de fato, o que verdadeiramente aconteceu. Foi neste clima que os familiares de Edivam e Edilma participaram da despedida. 

Quem desferiu o primeiro golpe? 

O que de fato motivou a briga? 

Feminicídio, ou legítima defesa? 

Crime passional ou premeditado?


Redação com Acontece

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÍDEO: Jovem natural de Junco do Seridó e esposa morrem afogados em praia do Rio de Janeiro

Na tarde desta terça-feira(1), o jovem Damião Silva de Medeiros, 36 anos, natural do Distrito de Bom Jesus, município de Junco Do Seridó, juntamente com sua esposa a jovem Paola Silva, 25 anos, morreram de forma trágica. O casal caiu no mar após tentar salvar os cães que haviam caídos na água. Damião Medeiros, é filho de Dona Marluce e do senhor Janduí (Janda), moradores do Distrito de Bom Jesus, município de Junco, o jovem morava no Rio de Janeiro havia um bom tempo. Blog do Guedes Com G1

EXCLUSIVO: Jovem assunçãoense envolvido em acidente de moto não resiste e vem a óbito

O jovem Ginaldo Júnior Silva Alves, 19 anos, não resistiu aos ferimentos após sofrer um acidente de moto na madrugada desta segunda-feira(3), nas proximidades de Tito Churrascaria, em Assunção, afirmou a mãe do jovem. O mesmo ainda foi socorrido para o Hospital de Taperoá mas não resistiu, Júnior como era conhecido, deixa esposa e um filho de apenas 1 ano e três meses de idade. Segundo informações de populares o jovem perdeu o controle da motocicleta vindo a colidir contra uma árvore. Vídeo do local do acidente . Blog do Guedes

EXCLUSIVO: Corpo de homem é encontrado boiando no Açude do Distrito da Barra de Juazeirinho

O corpo do jovem Edivânio dos Santos, 32 anos, foi encontrado boiando nas águas do Açude da Barra, na manhã desta terça-feira (23). De acordo com informações de populares, Edivânio é pescador e morador do sítio Escurinha, zona rural de Juazeirinho. Van, como era popularmente conhecido teria saído ontem(22) por volta das 10h para pescar e não retornou mais para sua residência. Os familiares sentiram sua falta, foram ao açude saber o que havia ocorrido, chegando ao local encontraram sua moto e alguns pertences as margens do reservatório. Os Bombeiros foram acionados, iniciaram as buscas, mas devido a escuridão os profissionais suspenderem á ação e retornaram pela manhã desta terça-feira, quando o corpo finalmente foi encontrado. O jovem era casado e deixa um filho de nove anos. Blog do Guedes