PF faz buscas no gabinete do deputado Wilson Filho por suspeita de fraude em registros sindicais
A PolĂcia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (30) operação para desarticular organização criminosa suspeita de cometer fraudes na concessĂŁo de registros sindicais junto ao MinistĂ©rio do Trabalho. Entre os alvos da operação estĂŁo os gabinetes dos deputados federais Paulinho da Força (SD-SP), Jovair Arantes (PTB-GO) e Wilson Filho (PTB-PB).
De acordo com investigadores, a prisĂŁo dos parlamentares chegou a ser pedida, mas foi rejeitada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ainda segundo investigadores, um dos objetivos da operação Ă© apurar “loteamento” do MinistĂ©rio do Trabalho pelo PTB e pelo Solidariedade.
Segundo as investigaçÔes, o nĂșcleo polĂtico do esquema teria como participantes o ex-deputado e presidente do PTB, Roberto Jefferson, os deputados Paulinho da Força e Wilson Filho.
Ao todo, a operação batizada de Registro EspĂșrio cumpre 64 mandados de busca e apreensĂŁo, 8 mandados de prisĂŁo preventiva e 15 mandados de prisĂŁo temporĂĄria, alĂ©m de outras medidas cautelares.
Os mandados estĂŁo sendo cumpridos no Distrito Federal, SĂŁo Paulo, GoiĂĄs, Rio de Janeiro, EspĂrito Santo, ParanĂĄ, Santa Catarina e Minas Gerais. Em SĂŁo Paulo, a PF faz buscas na Força Sindical.
As apuraçÔes começaram hå um ano, segundo a PF. São investigados crimes de organização criminosa, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro.
De acordo com a PF, as investigaçÔes revelaram “um amplo esquema de corrupção dentro da Secretaria de RelaçÔes de Trabalho do MinistĂ©rio do Trabalho, com suspeita de envolvimento de servidores pĂșblicos, lobistas, advogados, dirigentes de centrais sindicais e parlamentares”.
PB HOJE

ComentĂĄrios
Postar um comentĂĄrio