Pular para o conteúdo principal

BÊNÇÃOS: Após chuvas, açude de Boqueirão atinge 40 milhões de m³ de água


Quarta feira, 10 de janeiro de 2018

Manancial atingiu marca de 9,7% com recargas de chuvas e da transposição do Rio São Francisco.

Depois de receber uma recarga que aumentou mais 2 centímetros no nível da água, o açude Epitácio Pessoa, conhecido como Açude de Boqueirão, no Cariri paraibano, atingiu a marca de 40 milhões de metros cúbicos de água, na manhã desta quarta-feira (10). A informação foi confirmada pela Agência Executivas de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

A boa recarga ocorreu por causa das chuvas registradas em cidades do Cariri nos últimos dias, unida a vazão que chega das águas da transposição do Rio São Francisco, através do Rio Paraíba. O aumento de 2 cm ocorreu em 24 horas, entre a manhã desta terça-feira (9) e a manhã desta quarta-feira e foi registrado pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). Entre a manhã da segunda-feira (8) e a terça-feira o açude já havia recebido uma recarda de 3 cm.

Segundo o Dncos, na atual condição do açude, 2 cm na lâmina d'água representa uma diferença de cerca de 150 mil metros cúbicos de água. Conforme os dados da Aesa, nesta quarta-feira o açude de Boqueirão está com 40 milhões de m³ de água, o que representa 9,7% do volume total.

O açude tem capacidade para armazenar até 441,686 milhões de m³ de água. Boqueirão é usado para abastecer a população de Campina Grande e outras 18 cidades do Agreste paraibano, atendendo a cerca de 1 milhão de pessoas.

Susto com redução
No último fim de semana, o açude de Boqueirão havia sofrido uma perda de 2 cm no nível de água, deixando de armazenar cerca de 150 m³ de água. Segundo a Aesa, isso ocorreu por causa da redução da vazão de água que chega da transposição do Rio São Francisco, depois de ser necessário fazer uma manutenção na obra. Esta foi a primeira vez que o açude perdeu volume desde que começou a receber a águas do “Velho Chico” em 18 de abril de 2016.



G1PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÍDEO: Jovem natural de Junco do Seridó e esposa morrem afogados em praia do Rio de Janeiro

Na tarde desta terça-feira(1), o jovem Damião Silva de Medeiros, 36 anos, natural do Distrito de Bom Jesus, município de Junco Do Seridó, juntamente com sua esposa a jovem Paola Silva, 25 anos, morreram de forma trágica. O casal caiu no mar após tentar salvar os cães que haviam caídos na água. Damião Medeiros, é filho de Dona Marluce e do senhor Janduí (Janda), moradores do Distrito de Bom Jesus, município de Junco, o jovem morava no Rio de Janeiro havia um bom tempo. Blog do Guedes Com G1

Assunção lamenta morte do jovem Alan de 'Têca de Joquinha'

Faleceu na manhã desta segunda-feira(28) o trabalhador assunçãoense, Alan Possidônio da Silva, 37 anos, após sofrer um choque elétrico, o fato ocorreu no sítio Bonfim, zona rural de Salgadinho. Alan de Têca como era conhecido, possui uma propriedade rural naquela localidade. A vítima era filho do Sr. Joquinha (In memoriam), um dos maiores comerciantes da região. Alan era casado e deixa, além da viúva, um casal de filhos. O sepultamento está previsto para às 16h desta terça-feira(01) no Cemitério Jardim da Saudade, em Assunção. O Blog do Guedes presta solidariedade a toda à família, e que ele descanse em paz. Blog do Guedes Imagens: PC

ATENÇÃO PB: Polícia Federal faz operação para combater fraudes na pandemia no interior do estado

Agentes da Polícia Federal cumprem hoje (2) cinco mandados de busca e apreensão numa ação denominada ‘Operação Princesa do Sertão’, que tem o objetivo de investigar possíveis irregularidades na compra de materiais para o enfrentamento à pandemia. O alvo são compras feitas pela prefeitura da cidade de Princesa Isabel, no Sertão do Estado. O município adquiriu 5 mil testes rápidos e 40 mil máscaras descartáveis, segundo a PF. Há suspeitas de sobrepreço nas compras dos produtos. Blog do Guedes Com PB Hoje