SERÁ? Veja o que poderá acontecer com Eixo Norte da transposição no início de 2018


O senador Cássio Cunha Lima foi recebido em audiência pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, nessa quinta-feira, em Brasília, para tratar de assuntos de interesse da Paraíba, entre os temas abordados, destaque para a conclusão do Eixo Norte da Transposição, o canal Acauã – Araçagi e a disponibilização de carros-pipas para os municípios paraibanos que enfrentam grave crise de abastecimento, muitos dos quais, na espera da conclusão do Eixo Norte.
Eixo Norte – O ministro Helder Barbalho confirmou ao senador que a previsão para a conclusão da obra é para até o fim do primeiro trimestre de 2018 “Estamos acelerando o processo, inclusive instituindo mais um turno de trabalho para, até março, a água chegar ao Ceará e seguir o caminho das águas em direção à Paraíba para atender todo o oeste paraibano que enfrenta grave crise hídrica”, afirmou o ministro da Integração Nacional.
Vertentes litorâneas – O ministro também confirmou ao senador a liberação de mais 36 milhões de reais para o canal Acauã – Araçagi, obra projetada no período em que Cássio foi governador e informou que ainda este ano vai liberar mais recursos para esta importante obra hídrica, financiada com recursos federais e executada pelo Governo do  Estado.
Adutora de Piancó – O ministro também confirmou ao senador que na próxima semana serão empenhados os recursos para a construção da adutora de Piancó. Cássio lembrou ainda o ramal Piancó Coremas da Transposição que vai beneficiar diretamente todo o Vale do Piancó e o complexo Coremas – Mãe D’Água, cuja emenda impositiva foi colocada pela bancada federal paraibana no orçamento da União.
Patos  – Acompanhando o senador Cássio na audiência, o prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley recebeu garantias do ministro que o município receberá mais atenção do Governo Federal no abastecimento de água. Ele lembrou que o Governo Federal repassa os recursos para que o Estado faça as necessárias distribuições. O Prefeito Dinaldinho lamentou a postura do Governo do Estado que dificulta no que pode a distribuição de água para os municípios cujos prefeitos não sejam da base política do governador. O ministro garantiu a perfuração de mais 10 poços artesianos para Patos e mais 5 para o município de São José de Caiana.
O Canal Acauã-Araçagi – ou Canal das Vertentes Litorâneas – terá 112,5 quilômetros de extensão e poderá irrigar 16 mil hectares de terras para agricultura.

Com Portal Correio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Assunção realiza serviço de limpeza de reservatório na propriedade do agricultor Galego de Zé Pascoal

Confira: Governo do Estado divulga calendário de pagamento do Abono Natalino

Prefeitura de Assunção realiza leilão de veículos, ônibus e trator; saiba como participar