Pular para o conteúdo principal

SERÁ? Veja o que poderá acontecer com Eixo Norte da transposição no início de 2018


O senador Cássio Cunha Lima foi recebido em audiência pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, nessa quinta-feira, em Brasília, para tratar de assuntos de interesse da Paraíba, entre os temas abordados, destaque para a conclusão do Eixo Norte da Transposição, o canal Acauã – Araçagi e a disponibilização de carros-pipas para os municípios paraibanos que enfrentam grave crise de abastecimento, muitos dos quais, na espera da conclusão do Eixo Norte.
Eixo Norte – O ministro Helder Barbalho confirmou ao senador que a previsão para a conclusão da obra é para até o fim do primeiro trimestre de 2018 “Estamos acelerando o processo, inclusive instituindo mais um turno de trabalho para, até março, a água chegar ao Ceará e seguir o caminho das águas em direção à Paraíba para atender todo o oeste paraibano que enfrenta grave crise hídrica”, afirmou o ministro da Integração Nacional.
Vertentes litorâneas – O ministro também confirmou ao senador a liberação de mais 36 milhões de reais para o canal Acauã – Araçagi, obra projetada no período em que Cássio foi governador e informou que ainda este ano vai liberar mais recursos para esta importante obra hídrica, financiada com recursos federais e executada pelo Governo do  Estado.
Adutora de Piancó – O ministro também confirmou ao senador que na próxima semana serão empenhados os recursos para a construção da adutora de Piancó. Cássio lembrou ainda o ramal Piancó Coremas da Transposição que vai beneficiar diretamente todo o Vale do Piancó e o complexo Coremas – Mãe D’Água, cuja emenda impositiva foi colocada pela bancada federal paraibana no orçamento da União.
Patos  – Acompanhando o senador Cássio na audiência, o prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley recebeu garantias do ministro que o município receberá mais atenção do Governo Federal no abastecimento de água. Ele lembrou que o Governo Federal repassa os recursos para que o Estado faça as necessárias distribuições. O Prefeito Dinaldinho lamentou a postura do Governo do Estado que dificulta no que pode a distribuição de água para os municípios cujos prefeitos não sejam da base política do governador. O ministro garantiu a perfuração de mais 10 poços artesianos para Patos e mais 5 para o município de São José de Caiana.
O Canal Acauã-Araçagi – ou Canal das Vertentes Litorâneas – terá 112,5 quilômetros de extensão e poderá irrigar 16 mil hectares de terras para agricultura.

Com Portal Correio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÍDEO: Jovem natural de Junco do Seridó e esposa morrem afogados em praia do Rio de Janeiro

Na tarde desta terça-feira(1), o jovem Damião Silva de Medeiros, 36 anos, natural do Distrito de Bom Jesus, município de Junco Do Seridó, juntamente com sua esposa a jovem Paola Silva, 25 anos, morreram de forma trágica. O casal caiu no mar após tentar salvar os cães que haviam caídos na água. Damião Medeiros, é filho de Dona Marluce e do senhor Janduí (Janda), moradores do Distrito de Bom Jesus, município de Junco, o jovem morava no Rio de Janeiro havia um bom tempo. Blog do Guedes Com G1

Assunção lamenta morte do jovem Alan de 'Têca de Joquinha'

Faleceu na manhã desta segunda-feira(28) o trabalhador assunçãoense, Alan Possidônio da Silva, 37 anos, após sofrer um choque elétrico, o fato ocorreu no sítio Bonfim, zona rural de Salgadinho. Alan de Têca como era conhecido, possui uma propriedade rural naquela localidade. A vítima era filho do Sr. Joquinha (In memoriam), um dos maiores comerciantes da região. Alan era casado e deixa, além da viúva, um casal de filhos. O sepultamento está previsto para às 16h desta terça-feira(01) no Cemitério Jardim da Saudade, em Assunção. O Blog do Guedes presta solidariedade a toda à família, e que ele descanse em paz. Blog do Guedes Imagens: PC

ATENÇÃO PB: Polícia Federal faz operação para combater fraudes na pandemia no interior do estado

Agentes da Polícia Federal cumprem hoje (2) cinco mandados de busca e apreensão numa ação denominada ‘Operação Princesa do Sertão’, que tem o objetivo de investigar possíveis irregularidades na compra de materiais para o enfrentamento à pandemia. O alvo são compras feitas pela prefeitura da cidade de Princesa Isabel, no Sertão do Estado. O município adquiriu 5 mil testes rápidos e 40 mil máscaras descartáveis, segundo a PF. Há suspeitas de sobrepreço nas compras dos produtos. Blog do Guedes Com PB Hoje