Agricultores driblam seca e ampliam renda com produção de uvas no interior da PB


O cultivo de uvas vem aumentando a renda de famílias e fomentando projetos de agricultura dos municípios de Triunfo e Catolé do Rocha, ambos no Sertão paraibano, respectivamente a 505 quilômetros e 413 quilômetros de João Pessoa.


Em Triunfo, o agricultor Hélio José Monteiro consegue manter a produção de uvas do tipo Itália e Rubi durante todo o ano através do uso de um sistema de irrigação por gotejamento em 0,6 hectares.

A água usada na irrigação vem de um poço tubular com uma vazão média de 1.800 litros por hora. O agricultor é o único que atua com a produção de uvas em Triunfo, local onde toda a produção é comercializada. 

Catolé do Rocha

Já em Catolé do Rocha, um projeto de pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vem usando uma área de 2,5 metros quadrados (m²) para a plantação da uva Isabel Roxa com uso de biofertilizantes.

O projeto existe desde 2011 e, de acordo com o coordenador do projeto, professor José Geraldo, tudo é feito sem uso de agrotóxicos e com o desenvolvimento de uma irrigação localizada, que é a aplicação de água diretamente sobre a zona radicular das culturas, em pequenas quantidades, porém durante um longo período de tempo.

“A nossa uva é bem mais doce do que as que normalmente existem no mercado. Pela forma como cultivamos, ela tem uma concentração de açúcar maior. Tudo que fazemos aqui é com base ecológica, orgânica, e isso é justamente o diferencial do projeto”, disse o professor.

O próximo passo do projeto será o cultivo de outros tipos de frutas a partir da mesma metodologia. Segundo o professor, também estão sendo plantadas mudas de coco, banana, maracujá, mamão e abacaxi. 

“Pretendemos transformar essa região com outras fruteiras. Já avançamos no cultivo do abacaxi e temos a possibilidade de trabalhar a pesquisa junto com a Embrapa de Fortaleza a partir desse convênio. Até bem pouco tempo não existia a irrigação com biofertilizante e nós conseguimos desenvolver algo que tem o poder de aprimorar o desenvolvimento e o cultivo de vários tipos de frutas”, contou o professor José Geraldo.




Portal Correio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Assunção realiza serviço de limpeza de reservatório na propriedade do agricultor Galego de Zé Pascoal

Calendário do Bolsa Família 2026: datas de pagamento são divulgadas

'Grupo da Resenha' anuncia a 9ª edição do Jogo da Amizade