AUMENTO: Conta de luz deve voltar a ter sobretaxa a partir de setembro


A falta de chuvas e uma queda menor no consumo de energia devem fazer com que as contas de luz voltem a ter bandeira amarela a partir de setembro. A cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos será cobrada uma taxa extra de R$ 1,50. 

Desde abril, a bandeira está no nível verde, em que não há taxa extra nas contas. O sistema existe desde o início de 2015 para indicar aos consumidores que as condições de geração, por falta de chuvas ou outros motivos, está mais restrita. 

A intenção é que esta indicação leve os clientes a reduzirem o consumo, colaborando para o retorno da geração de energia aos custos mais baixos.

Há três elementos principais que apontam para a retomada da bandeira amarela em setembro. O primeiro é que os meses de setembro e outubro são mais secos. 

O nível menor dos reservatórios das hidrelétricas exige mais das térmicas, o que leva o custo médio da geração da energia a subir. 

Outro argumento para se revisar a bandeira é o aumento do consumo projetado para o ano. Desde maio, o consumo de energia no país vem superando as projeções anteriores. 

Assim, uma necessidade de consumo maior do que a previsão anterior colabora com a indicação de possível escassez de energia. 

O último elemento que mostra mudança da bandeira é a situação dos reservatórios nos sistemas Norte e Nordeste. As condições do rio São Francisco e do Tucuruí estão críticas. 





Com Repórter PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assunção registra falecimento de Maria do Carmo Pedro, conhecida carinhosamente por 'Dona Kátia'

Prefeitura de Assunção lança iniciativa de lazer com passeio à praia para a população

Atenção: PC prende acusado de envolvimento na morte de caririzeiro