E ATENÇÃO: Morre, ex-prefeito de pequena cidade do interior paraibano; Confira




Faleceu na noite desta terça-feira, 10, no Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande - PB, o ex-prefeito de São Vicente do Seridó, Manoel Cordeiro, aos 85 anos.


Em 1959, iniciou sua vida política, quando foi eleito vereador representando Seridó que, na época, era distrito de Soledade. Em 1961, esse distrito foi emancipado politicamente. Nesse período Manoel Chicó renunciou ao cargo de vereador em Soledade e se candidatou a prefeito pelo mais novo município, sendo eleito, aos 32 anos, como o primeiro prefeito, exercendo mandato de 1962 à 1966. Manoel Chicó voltou a governar o município, já então com nome modificado para São Vicente do Seridó, de 1969 à 1972.

No final da década de 1990, Manoel Chicó fixou residência na cidade de Cubati - PB, onde foi eleito vereador no ano 2000 e exerceu mandato por 4 anos. Voltou a concorrer ao cargo na eleição de 2008, pelo mesmo município, porém ficou na suplência. Desde então não se candidatou mais a nenhum cargo público, mas não abandonou a vida política.

Manoel Chicó, como era mais conhecido, foi o primogênito de 16 irmãos, filho de dona Severina Chicó, uma senhora lúcida, no auge dos seus 100 anos. Ele nasceu no dia 02 de junho de 1930, no município de Soledade - PB. Era comerciante de sisal (agave) e algodão. Casou-se duas vezes, teve 11 filhos na primeira família e dois do segundo casamento. 

Muito caseiro e dedicado à família, gostava de visitar sua mãe aos domingos, no Sítio Lajedo Vermelho, zona rural de São Vicente do Seridó, e de ficar deitado, se balançando em uma rede.

A prefeita de São Vicente do Seridó, Graciete Dantas, emitiu nota de pesar pelo falecimento do ex-prefeito, decretou luto oficial nesta quarta feira 11, e a suspensão das atividades nas repartições públicas municipais. Em suas palavras ela afirmou: - Manoel Chicó era um homem público, simples, muito querido, deixou um legado e o seu nome marcado na história do município.

O corpo do ex-prefeito Manoel Chicó será velado durante a manhã desta quarta feira na Câmara Municipal de Vereadores de Cubati. À tarde, o corpo será conduzido para velório na Câmara Municipal de Vereadores de São Vicente do Seridó. O sepultamento ocorrerá às 17 horas, no jazigo da Família Cordeiro, no Cemitério Público Municipal de São Vicente do Seridó, Frei Pascoal Becker.




Com Blog NP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção

Tragédia: Bebê é atropelada sem querer pelo irmão na garagem de casa em Areia de Baraúnas