Assunção: Agentes de vigilância ambiental do município alertam a população quanto a prevenção do Zika vírus e a microcefalia




Os agentes de vigilância ambiental de Assunção vem trabalhando constantemente,na prevenção de algumas doenças que vem afligindo a população,como é o caso do Zika Vírus e a microcefalia.

O Zika vírus é transmitido aos humanos através de picadas do inseto Aedes Aegypti, que geralmente picam ao final do dia e à noite.

Este vírus é da mesma família dos causadores da Dengue e da Febre Chikungunya, causando sintomas semelhantes, porém menos intensos.

Para evitar o Zika vírus é preciso tomar medidas que impeçam a proliferação do mosquito Aedes aegypt, que são as mesmas utilizadas para prevenir a dengue.
O Zika vírus é semelhante à dengue, e provoca sintomas como febre, dor de cabeça, dor nos músculos e manchas vermelhas na pele e nos olhos. O seu tratamento é feito com remédios analgésicos, anti-inflamatórios e colírios, sendo proibido o uso de medicamentos com ácido acetil salicílico, assim como acontece na dengue.
Como o Zika vírus parece estar relacionado ao aumento dos casos de microcefalia, sua prevenção é ainda mais importante para as mulheres que estão tentando engravidar e para as que já estão grávidas.
Já a Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça da pessoa é significativamente menor do que a de outros da mesma idade e sexo. Microcefalia normalmente é diagnosticada no começo da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.
Crianças com microcefalia tem problemas de desenvolvimento. Não há tratamentos para a microcefalia, mas tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida. A microcefalia pode ser causada por uma série de problemas genéticos ou ambientais,mas até o momento não foi confirmado nenhum caso da doença aqui em nosso município.
Os agentes visitam frequentemente as residências dos moradores,orientando ,os mecanismos de prevenção da doença,segundo os agentes ainda há muito o que fazer para deixar as pessoas mais cientes dos cuidados para só assim atenuar a situação.
Na próxima semana a secretaria de saúde local ,fará uma caminhada pelas as ruas da cidade,com o intuito de conscientizar a população da importância da prevenção da doença.
Caso você cidadão ou cidadã tenha alguma dúvida em relação que medidas devem  ser tomadas em relação a prevenção,ligue para o telefone da sec.de saúde do município de Assunção; 3466-1212.
Redação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção