Agricultores aproveitam o umbu para crescer economia e escapar dos efeitos da seca no cariri paraibano,veja
Um projeto chamado de 'Umbu do Cariri' estĂĄ fortalecendo a agricultura familiar em SumĂ©, a 264 km de JoĂŁo Pessoa, no Cariri do estado. A ideia partiu do NĂșcleo de Produção AgropecuĂĄria (NUPAGRO) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), formado por Carla Mailde, Dielle Filocre e Amanda Kelle, do Centro de Desenvolvimento SustentĂĄvel do SemiĂĄrido, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de SumĂ©, possibilitou o fortalecimento da agricultura familiar no Cariri paraibano.
De acordo com os responsĂĄveis, o objetivo do projeto Ă© apoiar os catadores do umbu na comercialização dos frutos. Foram atendidas as comunidades rurais de Caititu, Olho D’ĂĄgua do Padre e Duas Serras, localizadas no municĂpio de Serra Branca-PB, que fica bem prĂłximo a SumĂ©.
“Inicialmente, a expectativa era que pudĂ©ssemos realizar o beneficiamento na unidade de Beneficiamento de Alimentos da Comunidade Duas Serra, mas, isso nĂŁo foi possĂvel devido Ă inexistĂȘncia do Selo de Inspeção Estadual da referida unidade", disseram as tĂ©cnicas do nĂșcleo
Elas afirmaram ainda que apĂłs reuniĂŁo realizada entre os membros do NUPAGRO, o Parque TecnolĂłgico da ParaĂba (PaqTc) e o Programa de Estudos e AçÔes para o SemiĂĄrido (PEASA), representado por Vicente AraĂșjo e Rossino Ramos de Almeida, foi firmado o apoio para a consecução do projeto atravĂ©s da comercialização do umbu in natura, como forma mais rĂĄpida de atender aos anseios desses agricultores, jĂĄ que tĂnhamos um pequeno espaço de tempo para a colheita do umbu, devido a sua sazonalidade.
Em fevereiro deste ano, foi iniciada a coleta do umbu, envolvendo 20 famĂlias nas comunidades Caititu, Olho D’ĂĄgua do Padre e Duas Serras, terminando em 18 de março.
Os produtos foram distribuĂdos em Patos, Areia e Pombal, localizadas no estado da ParaĂba. “Os resultados foram bastante positivos e motivadores, pois, foram coletados e comercializados um total de 4.983 kg de umbu, que foram vendidos ao preço de R$ 1 por quilo”, explicaram.
Com Vitrine do Cariri
ComentĂĄrios
Postar um comentĂĄrio