Vendas de itens da ceia natalina devem subir na última hora

O ritmo de compras para a ceia de Natal deve ser consolidado hoje nos supermercados da Paraíba. Muitas famílias estão deixando a compra dos itens da ceia este ano para a última hora. Segundo a Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), a estimativa é de que haja um aumento de 5% nas vendas em dezembro em relação ao mesmo período do ano passado. A taxa supera o crescimento de 4% em dezembro do ano passado, segundo dados do Instituto Fecomércio (Ifep).
Segundo o presidente da ASPB, Cícero Bernardo, “até agora [ontem] as vendas têm sido razoáveis, não maiores que o ano passado. Mas o movimento nesses últimos dias chega a ser cinco ou seis vezes maior que o normal. É algo que observamos só no olhar na loja”. Segundo Cícero, os itens mais comprados são “carne, peru, outras aves, champanhe, queijo e produtos básicos”.
Conforme o gerente do supermercado Bemais do bairro Bancários, Lourival Paixão Júnior, somente no último domingo já foi constatado um aumento de 12% nas vendas sobre igual período de 2013. “É um crescimento satisfatório porque estava dentro da nossa expectativa. O fluxo de clientes aumenta em até 40% na véspera”, apontou. Ele estima que as vendas do supermercado fechem entre 15% e 18% ao final das vendas no Natal.
Os produtos que mais têm saído no Bemais, de acordo com o gerente, são os considerados tradicionais, como o queijo do reino, peru e aves em geral e panetones. Para Lourival, o paraibano não está comprando produtos em menos quantidade. “Embora alguns produtos estejam saindo menos, como o espumante, que está sendo trocado pelo vinho, o que percebemos é que o consumidor está preocupado com a qualidade. Os queijos e aves das melhores marcas e com melhor qualidade, por exemplo, são os mais consumidos por aqui”.
Já em Campina Grande a situação parece se diferenciar na comparação com a capital. Para o representante da ASPB-CG e proprietário das lojas Rede Compras, Vamberto Farias, as compras na véspera de Natal podem ajudar a superar as vendas atuais. “Este ano tende a ultrapassar o ano passado e crescer 2%, diante dos números que já temos conhecimento. O que mais tem surpreendido nas vendas são as aves desossadas e as bebidas, como cerveja”.

jornal da pb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção