Tecnologia transforma flatulência de vacas em sacos de plástico





O saco em questão é feito, literalmente, do ar que respiramos.

À primeira vista, os sacos de metano são iguais aos que conhecemos. A diferença é que os modelos comuns são feitos de petróleo, enquanto a engenhoca nas mãos de Campbell vem do AirCarbon, o carbono extraído do metano expulso pelas vacas, ou que é libertado dos aterros.

O procedimento não apenas evita o uso de combustíveis fósseis, como também contribui para a diminuição de gases tóxicos no meio ambiente. A versão proveniente do metano é produzida por uma empresa californiana chamada Newlight.

«(O metano) reage com um biocatalizador e cria uma reacção que separa o carbono e o oxigénio no gás. Depois passa por um período de fermentação, de onde surge este material plástico», exlpica Campbell à BBC.

«A partir daí, podemos criar vários tipos de plástico». Ele sublinha que este processo é mais barato do que o uso do petróleo.


Outro material não-biodegradável e raramente reciclável que a empresa se propôs a substituir foi o polietileno, usado em embalagens maleáveis e esponjas.

O material proposto é quase o oposto: embalagens cultivadas a partir de esporos de fungos, que produzem grandes blocos brancos com uma textura esponjosa.

Para criar este material, a empresa recolhe o substrato de antigas explorações de cogumelos para moldar as esponjas. «Colocamos esta estrutura no molde e injetamos matrizes de fungos. As matrizes usam os hidratos de carbono e açúcares ainda presentes no substrato para crescer», explica Campbell.

O material criado a partir dos fungos é biodegradável, mais flexível e duradouro que o polietileno.

«Testamos toda a cadeia de fornecimento para verificar se o produto se mantinha em boas condições. Isso é fundamental já que, no caso de danos, esta solução seria pior em termos de sustentabilidade.»

Os cientistas estão optimistas. «Ficamos surpreendidos quando analisamos a estrutura celular com o microscópio. O que se vê é uma estrutura de raízes com pequenos tentáculos que se entrelaçam. É como uma cinta de velcro, melhor que o material original», diz Campell.


ipb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção