Saúde precisa organizar a rede na PB, frisa RC e alfineta prefeitura de CG: ‘está se apropriando do recurso indevidamente




O governador reeleito da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), afirmou que falta muita gestão no Brasil em relação à Saúde Pública, ressaltou a falta de financiamento ‘em função dos baixos valores pagos por procedimentos realizados’ e alfinetou a prefeitura de Campina Grande: ‘está se apropriando indevidamente do que não lhe pertence’.
Coutinho afirmou que é preciso uma saída para essa questão do financiamento ‘não se pode trocar seis por meia dúzia’. Para ele não pode se colocar dinheiro novo e ao mesmo tempo algum ente da federação: União, Estados ou Municípios ‘retirarem por outra parte’.
“Esse debate será discutido, mas deve ser nacional”, explica e afirma que na Paraíba é necessário em 2015, organizar a rede. “Expandimos demais, a Paraíba nunca viu uma expansão como essa, sou o governador do Nordeste que mais ampliou a rede nesses quatro anos. Nenhum outro fez isso com essa dimensão e é preciso qualificar agora a rede. É fundamental organizá-la, não é tarefa do Estado apenas”, explica.
 Nesta questão, Coutinho destacou que o Estado entra com 33% dos procedimentos e em João Pessoa, por exemplo, entra também com aproximadamente esse percentual. “Temos que dialogar para criar regulação, pessoas que precisem de hospital ao saírem de casa com ambulância possam saber para onde vai com a regulação e só pode ser feita pelas duas partes”, alega.
Já em Campina Grande, é ‘mais delicado ainda’, explica o governador. De acordo com Coutinho, a rede municipal é ‘bem inferior’ a rede estadual e a estadual não recebe ‘absolutamente nada’ do Município que está ‘se apropriando do dinheiro que efetivamente não lhe pertence’. Para o governador, a organização depende dos municípios também. “Espero que a gente possa ter maturidade, sensibilidade e compromisso com a Saúde da população para que a gente pense no SUS e não em partido A, B ou C”, conclui.

PARAÍBA.COM.BR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção