Financiamento para a saúde é prioridade na Carta da Paraíba


Os governadores eleitos na região Nordeste elaboraram uma carta com 15 pontos prioritários que serão apresentados ao governo federal e à Câmara Federal. O documento foi formulado durante o I Encontro de Governadores do Nordeste, realizado nesta terça-feira (9), no Centro de Convenções de João Pessoa. Entre as prioridades, os gestores defendem novas fontes de financiamento para a saúde que garantam melhorias no atendimento à população.

“O grande dilema e preocupação do povo do Brasil chama-se saúde pública. Se faz saúde com duas coisas: investimento e gestão. Reconheço que a gestão em grande parte do país ainda não é aquilo que deve ser, mas nós precisamos de mai recursos e estamos solicitando e abrindo um diálogo com o governo federal e Congresso Nacional”, explicou o governador Ricardo Coutinho.

Na carta os governadores pedem a redefinição do papel da União com a construção de uma política nacional que contemple a modernização das Forças de Segurança dos Estados e elaboração de um plano nacional integrado de combate às drogas e armas.
Os gestores defendem a criação de uma linha de crédito especial denominada 'Proinveste Nordeste', já no primeiro semestre de 2015, para investimentos em infraestrutura dos Estados, nos moldes do Proinveste atualmente em execução. Entre as solicitações contidas na carta consta a desoneração do PIS e CONFINS sobre o faturamento das companhias estaduais de saneamento básico.

Os governadores nordestinos ainda defendem o fortalecimento e a maior eficiência das instituições nacionais de governança, fomento e apoio às políticas públicas, a exemplo do Banco do Nordeste, Sudene, Dnocs, Codevasf e Chesf. Todas as reivindicações serão apresentadas em fevereiro à bancada federal nordestina. Em março, os governadores do Nordeste se reúnem novamente, desta vez na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. A intenção é que os encontros ocorram a cada três meses e através de convocações extraordinárias.



 jornal da pb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção