Comissão que acompanha obra de transposição do Rio São Francisco já embarcou para Monteiro



A Comissão Externa do Senado, que acompanha o Projeto de Transposição das águas do Rio São Francisco, presida pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), acaba de embarcar para a visita ao canteiro de obras na cidade  de Monteiro no Cariri paraibano. Esta é a quarta inspeção que a Comissão faz as obras do Velho Chico. A comitiva chegou ao aeroporto Presidente João Suassuna em Campina Grande por volta as 8h em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Além de Vital do Rêgo, integram a comitiva, o ministro da Integração Nacional Fernando Teixeira, o senador Humberto Costa (PT), relator da comissão, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB), entre outras autoridades. Antes de embarcarem, o senador Vital do Rêgo, enfatizou que a obra da transposição do Rio São Francisco, será a redenção para o Nordeste principalmente no período de seca. Ele lembrou que Campina Grande por exemplo, está sofrendo com um racionamento de água devido a redução do volume de água armazenado no açude Epitácio Pessoa em Boqueirão.

“Esta é uma obra que vai resolver definitivamente o problema hídrico no Nordeste. E o governo federal está empenhado em entregar logo a transposição” garantiu o presidente da Comissão.

O ministro da Integração Nacional Fernando Teixeira reafirmou que a seca que afeta algumas regiões do País não afetará a obra. Ele garantiu com exclusividade, que a fonte do Rio que havia secado, voltou a jorrar. “A transposição já é uma realidade que vai beneficiar 12 milhões de nordestinos em quatro estados” afirmou. As 11h30, após visitar parte da obra, a comitiva retorna ao aeroporto João Suassuna, onde concede uma entrevista coletiva a imprensa.

O roteiro inicia em Monteiro (PB), às 9h, com visita ao Túnel Engenheiro Giancarlo de Lins Cavalcanti (antigo túnel Monteiro). No período da tarde, a Comitiva vai sobrevoar as obras que passam por Mauriti, no Ceará, e São José de Piranhas, na Paraíba. Por volta das 14h, já em São José de Piranhas, o grupo vai vistoriar a barragem Boa Vista.

A maior obra de infraestrutura hídrica do país emprega atualmente mais de 11 mil trabalhadores. Segundo informou Vital com base em dados do ministério da Integração Nacional, 70% de execução física do empreendimento já está pronta. Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto garantirá a segurança hídrica de mais de 12 milhões de brasileiros nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

O senador paraibano enfatizou que as obras estão avançando a cada dia, sendo que as do túnel “Cuncas 1”, o mais extenso para transporte de água da América Latina que integra o projeto da Transposição do Rio São Francisco, já está com 94,4% do nível de execução. Com 15 quilômetros de extensão e seção de 9 metros de altura por 9 de largura, o túnel interliga os estados de Ceará e Paraíba, pelo eixo Norte do projeto de Integração do Rio São Francisco.

Vital, que desde que assumiu a presidência da comissão, já realizou três visitas ao canteiro de obras nos trechos da Paraíba e Pernambuco, afirmou que a presidente Dilma Rousseff (PT), está prestes a realizar umsonho de milhares de nordestinos. Segundo ele, a transposição, será a obra do século que vai mudar a face rural do Nordeste, e acelerar o desenvolvimento econômico da região. Ao todo, o Projeto de Integração do Rio São Francisco é formado por 477 km de extensão, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios e quatro túneis.

Para ele, a transposição vai mudar a face rural do Nordeste e trazer esperança para milhões de nordestinos que sofrem com a escassez de água no período de seca. A comissão presidida por Vital e relatada pelo senador Humberto Costa (PT-PE), já realizou três visitas ao canteiro de obras da transposição do Rio São Francisco. A primeira visita da comissão ocorreu nos dias 7 e 8 de março de 2013, no eixo norte da obra. A segunda visita ocorreu no dia 19 de abril ano eixo leste da obra, nas cidades de Floresta e Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba. Em agosto do ano passado, os senadores, ministros e demais autoridades voltaram a cidade de Monteiro para vistoriar as obras no eixo leste.

Redação com assessoria

com pb agora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assunção registra falecimento de Maria do Carmo Pedro, conhecida carinhosamente por 'Dona Kátia'

Prefeitura de Assunção lança iniciativa de lazer com passeio à praia para a população

Atenção: PC prende acusado de envolvimento na morte de caririzeiro