Com vices indefinidos, confira quem são os pré-candidatos ao governo do Estado da Paraíba e ao Senado, até o momento


Desincompatibilizações, exonerações e filiações marcaram a última semana na política paraibana. Com o fim da janela partidária, muitos políticos trocaram de partido, enquanto outras pessoas se filiaram a legendas, o que definiu extraoficialmente o quadro para a disputa pelo governo do estado, vice e senado.

Ao menos quatro grandes blocos estão formados para disputar a majoritária. Se por um lado os nomes para governador estão pré-definidos e a senatória também, os nomes de vices seguem mais indefinidos.

João Azevêdo (PSB)

Atual governador, João é pré-candidato à reeleição, o nome para vice segue indefinido, bem como houve uma disputa entre Efraim Filho (União) e Aguinaldo Ribeiro (PP) pela vaga para o Senado, porém Efraim rompeu politicamente com Azevêdo e se aproximou de Pedro Cunha Lima (PSDB), com isso o caminho ficou praticamente livre para Aguinaldo. Já a vice, como Lígia Feliciano (PDT), atual vice-governadora, não pode se candidatar novamente e já lançou a pré-candidatura ao governo também.

Entre os nomes especulados para a vaga estão o do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), apesar de parte do partido ter se aproximado de Efraim; a deputada estadual Pollyana Dutra (PSB) também é um nome cotado, bem como o deputado federal Hugo Motta, também do Republicanos.

João disputa o apoio de Lula na Paraíba com Veneziano, alinhado ao PT.

Veneziano Vital do Rego (MDB)

Após rompimento com o governador, o senador Veneziano Vital do Rego (MDB) se aliou ao PT e lançou sua pré-candidatura ao governo estadual. Na chapa, o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) é pré-candidato ao Senado, a espera de decisão judicial, já que hoje o ex-gestor está inelegível.

A chapa também segue sem um nome pré-definido para vice, podendo ter o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), que já anunciou a pré-candidatura à Assembleia Legislativa. Outros nomes especulados também são da família Cartaxo, o ex-candidato ao governo do Estado, Lucélio Cartaxo e a ex-primeira-dama, Maísa Cartaxo.

Nilvan Ferreira (PL)

No campo da direita, Nilvan Ferreira (PL) representa a chapa “bolsonarista” na Paraíba. Nilvan foi retirado da presidência do PTB e filiou-se ao PL, do qual já era aliado do deputado federal Wellington Roberto. Bruno Roberto (PL) é o nome indicado como pré-candidato ao Senado e ainda falta a definição a respeito do vice.

A chapa pode sair puro sangue, com o nome da médica Annelise Meneguesso, recém-filiada ao PL.

Pedro Cunha Lima (PSDB)

Com o rompimento dos Efrains com João e a confirmação de aliança, Efraim Filho é o pré-candidato na chapa de Pedro, que também não tem um nome indicado para a vice.

Um nome que foi especulado é o do apresentador Samuka Duarte, que aproveitou o prazo para se filiar ao PSC, partido que apóia o tucano na disputa.

Lígia Feliciano (PDT)

A vice-governadora também lançou a pré-candidatura, apesar de não haver movimentação em torno do nome dela. Também não há nome para vice ou senado e especula-se que ela irá desistir da postulação.

Adjany Simplício (PSOL)

O PSOL também lançou candidatura ao governo, com Adjany Simplício concorrendo à vaga. Porém o partido tem atualmente dois pré-candidatos ao Senado: o vice-presidente estadual da legenda, Alexandre Melo; e o presidente do PSOL em Itaporanga, Sousa Neto.

Nacionalmente, o PSOL acertou uma federação com o Rede Sustentabilidade, porém, na Paraíba, o Rede anunciou apoio ao governador João Azevêdo e o PSOL segue sem pré-candidato a vice.

Sérgio Queiroz (PRTB)

O pastor Sérgio Queiroz (PRTB) lançou sua pré-candidatura ao Senado e a chapa prevê lançar um pastor (ou pastora) que nunca teve relação com a política para se candidatar ao governo do Estado, porém, até o momento não há definição de quem será ou os cotados para vice.



Blog do Guedes

Com Portal PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Assunção realiza leilão de veículos, ônibus e trator; saiba como participar

INSEGURANÇA: Grupo explode agências do Bradesco e dos Correios no interior da PB

Cães matam ovelhas e geram prejuízo a agricultor no Cariri paraibano