Com vices indefinidos, confira quem são os pré-candidatos ao governo do Estado da Paraíba e ao Senado, até o momento


Desincompatibilizações, exonerações e filiações marcaram a última semana na política paraibana. Com o fim da janela partidária, muitos políticos trocaram de partido, enquanto outras pessoas se filiaram a legendas, o que definiu extraoficialmente o quadro para a disputa pelo governo do estado, vice e senado.

Ao menos quatro grandes blocos estão formados para disputar a majoritária. Se por um lado os nomes para governador estão pré-definidos e a senatória também, os nomes de vices seguem mais indefinidos.

João Azevêdo (PSB)

Atual governador, João é pré-candidato à reeleição, o nome para vice segue indefinido, bem como houve uma disputa entre Efraim Filho (União) e Aguinaldo Ribeiro (PP) pela vaga para o Senado, porém Efraim rompeu politicamente com Azevêdo e se aproximou de Pedro Cunha Lima (PSDB), com isso o caminho ficou praticamente livre para Aguinaldo. Já a vice, como Lígia Feliciano (PDT), atual vice-governadora, não pode se candidatar novamente e já lançou a pré-candidatura ao governo também.

Entre os nomes especulados para a vaga estão o do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), apesar de parte do partido ter se aproximado de Efraim; a deputada estadual Pollyana Dutra (PSB) também é um nome cotado, bem como o deputado federal Hugo Motta, também do Republicanos.

João disputa o apoio de Lula na Paraíba com Veneziano, alinhado ao PT.

Veneziano Vital do Rego (MDB)

Após rompimento com o governador, o senador Veneziano Vital do Rego (MDB) se aliou ao PT e lançou sua pré-candidatura ao governo estadual. Na chapa, o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) é pré-candidato ao Senado, a espera de decisão judicial, já que hoje o ex-gestor está inelegível.

A chapa também segue sem um nome pré-definido para vice, podendo ter o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), que já anunciou a pré-candidatura à Assembleia Legislativa. Outros nomes especulados também são da família Cartaxo, o ex-candidato ao governo do Estado, Lucélio Cartaxo e a ex-primeira-dama, Maísa Cartaxo.

Nilvan Ferreira (PL)

No campo da direita, Nilvan Ferreira (PL) representa a chapa “bolsonarista” na Paraíba. Nilvan foi retirado da presidência do PTB e filiou-se ao PL, do qual já era aliado do deputado federal Wellington Roberto. Bruno Roberto (PL) é o nome indicado como pré-candidato ao Senado e ainda falta a definição a respeito do vice.

A chapa pode sair puro sangue, com o nome da médica Annelise Meneguesso, recém-filiada ao PL.

Pedro Cunha Lima (PSDB)

Com o rompimento dos Efrains com João e a confirmação de aliança, Efraim Filho é o pré-candidato na chapa de Pedro, que também não tem um nome indicado para a vice.

Um nome que foi especulado é o do apresentador Samuka Duarte, que aproveitou o prazo para se filiar ao PSC, partido que apóia o tucano na disputa.

Lígia Feliciano (PDT)

A vice-governadora também lançou a pré-candidatura, apesar de não haver movimentação em torno do nome dela. Também não há nome para vice ou senado e especula-se que ela irá desistir da postulação.

Adjany Simplício (PSOL)

O PSOL também lançou candidatura ao governo, com Adjany Simplício concorrendo à vaga. Porém o partido tem atualmente dois pré-candidatos ao Senado: o vice-presidente estadual da legenda, Alexandre Melo; e o presidente do PSOL em Itaporanga, Sousa Neto.

Nacionalmente, o PSOL acertou uma federação com o Rede Sustentabilidade, porém, na Paraíba, o Rede anunciou apoio ao governador João Azevêdo e o PSOL segue sem pré-candidato a vice.

Sérgio Queiroz (PRTB)

O pastor Sérgio Queiroz (PRTB) lançou sua pré-candidatura ao Senado e a chapa prevê lançar um pastor (ou pastora) que nunca teve relação com a política para se candidatar ao governo do Estado, porém, até o momento não há definição de quem será ou os cotados para vice.



Blog do Guedes

Com Portal PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção