TAPEROÁ: Morre, aos 88 anos, Balduíno Lélis, pesquisador e arqueólogo; sepultamento será nesta terça-feira


A professora e escritora Ângela Bezerra, presidente da Academia Paraibana de Letras, confirmou o falecimento, em Taperóa, do arqueólogo e estudioso linguístico Balduíno Lélis, aos 88 anos. O sepultamento está programado para esta terça-feira (22).

– Profundamente triste, Balduíno Lélis partiu para o lado do pai , disse ela para acrescentar:

– Deixou para todos o privilégio de ter conhecido a pessoa magnífica e fez valer a pena a existência humana na terra, o sepultamento será amanhã às 16h em Taperoá – frisou.

Balduíno Lélis nasceu em Taperoá. Autodidata, dedicou sua vida à arqueologia e pesquisa, com destaque aos sítios arqueológicos da Itacoatiara do Ingá.

Lecionou na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Ceará (UFC). Foi convidado a ministrar palestras na Universidade de Tóquio no Japão.

Também foi ator, com atuação no longa  “Menino de Engenho”, de Glauber Rocha, dentre outros, e escritor.

Foi fundador de diversos órgãos como a Associação Brasileira de Geógrafos ( 1962) , União Brasileira de Escritores –Seção da Paraíba (1963) Centro Brasileiro de Arqueologia (1964) o Instituto Histórico e Geográfico do Cariri (IHGC).



Blog do Guedes

Com Wscom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Assunção realiza serviço de limpeza de reservatório na propriedade do agricultor Galego de Zé Pascoal

Confira: Governo do Estado divulga calendário de pagamento do Abono Natalino

'Grupo da Resenha' anuncia a 9ª edição do Jogo da Amizade