Pular para o conteúdo principal

ASSUNÇÃO: Moradores viajam 120 km, para encontrar delegacia aberta


Viajar mais de 240 quilômetros, sendo 120 km para ida e o mesmo para a volta, para fazer um simples boletim de ocorrência ou realizar uma prisão em flagrante. Essa é a realidade dos moradores que são vítimas de crimes ou de policiais que atenderem ocorrências na cidade de Assunção, no Cariri paraibano, após as 18h ou nos fins de semana.

Esse problema tem ocorrido por falta de delegados de plantão. Outros casos parecidos também são registrados em outras regiões do estado, pelo mesmo motivo.

O problema envolvendo as delegacias de Polícia Civil começa já na cidade de Assunção. Apesar de ter uma delegacia física, o delegado responsável pela cidade, Ariosvaldo Adelino de Melo, também atua na delegacia de Polícia Civil em Taperoá, município vizinho, acumulando as atribuições.

O delegado Ariosvaldo explica que fica a maior parte do tempo em Taperoá. “Em Assunção existe um comissário de plantão, mas às vezes ele também precisa ir a Taperoá. Eu vou alguns dias da semana a Assunção, mas geralmente só em caso de flagrante ou pra 'fazer local de crime', quando tem um homicídio, por exemplo”, disse ele.

Por este motivo, os moradores da cidade de Assunção precisam viajar para Taperoá, quando precisam fazer um boletim de ocorrência. Mas, se o caso ocorrer após as 18h, ou nos fins de semana, o problema é ainda maior, porque neste horário e dias a delegacia de Taperá não tem expediente.

Neste caso, todas as ocorrências ficam concentradas na delegacia seccional de Esperança, no Brejo paraibano, que fica a cerca de 120 quilômetros de distância de Assunção, totalizando uma viagem de 240 km para ida e volta. No “plantão centralizado”, a delegacia de Esperança fica responsável por atender todas as cidades que integram sua área de atuação. Assunção também faz parte da área de Esperança, mesmo estando a 120 quilômetros de distância.


Com G1 PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assunção e Taperoá enlutadas! Acidente automobilístico deixa duas vítimas fatais na BR-230 próximo a Juazeirinho; fotos

Um grave acidente automobilístico ocorrido na manhã deste domingo (5) na BR-230, no município de Juazeirinho, sentido Sertão, vitimou fatalmente o taperoaense Sérgio Chaves, e um menino de nome Ryan de aproximadamente 13 anos da cidade de Assunção. Informações repassadas a reportagem, dão conta de que dois veículos, um Fiat uno de placas MNS - 2438/PB e um Corsa Sedan KHE - 7014/PB, que trafegavam em sentido contrário, colidiram frontalmente. Passageiros ficaram presos entre as ferragens com o forte impacto. Equipes do SAMU foram acionadas para socorrer as vítimas e levá-las ao Trauma de Campina Grande. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local colhendo informações, realizando a perícia e organizando o trânsito. As vítimas fatais Sérgio Com relação às vítimas fatais, Sérgio era uma pessoa de família tradicional em Taperoá e bastante conhecido, pois trabalhava como chaveiro, daí o apelido Chaves e consertava aparelhos de celular na cidade. Ele estava no Fiat uno e seguia de Juaze

Exclusivo: Jovem comete suicídio por enforcamento em Assunção

Um jovem cometeu suicídio por enforcamento na noite desta segunda-feira(7), em Assunção. A vítima identificada como Igor dos Santos Neto, 19 anos, filho do senhor Cindô, foi encontrado sem vida enforcado com uma corda, nos fundos da residência dos pais. O triste fato se deu por volta das 22h. Até o fechamento da matéria não tínhamos informações dos reais motivos do ato. Matéria em apuração... Blog do Guedes

Exclusivo: Acidente entre carroça de burro, carro e moto deixa uma vítima fatal em Assunção

O fato foi registrado na manhã desta quarta-feira(13), na PB-238 que liga Assunção/Taperoá, mas precisamente em frente ao Estádio 'O Nabozão'. Nossa reportagem conversou com parentes da vítima, eles informaram que o trágico acidente ocorreu por volta das 5h30. Quando o jovem conhecido por Alex Andrade, 22 anos, morador do sítio Lagoa do Meio, zona rural de Taperoá, seguia em uma CG 125 de cor vermelha e acabou colidindo com a carroça. Ao bater na traseira da carroça, o condutor da moto caiu na pista e acabou colidindo frontalmente com um veículo Corsa de Placas NQJ-8036-Patos-PB, morrendo na hora, Já os ocupantes do Corsa, nada sofreram. A vítima é neto do senhor conhecido por 'Mané Campina'. A Polícia Militar foi acionada para a ocorrência. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas apenas constatou a morte do jovem. O corpo permanece no local aguardando o IML para remoção. No local do acidente estava a moto parcialmente destruída,