Pular para o conteúdo principal

ATENÇÃO PB: Interior do estado com chuvas irregulares em janeiro


O Oceano Atlântico Sul na altura da costa do Nordeste continua frio neste final de dezembro, afirma o físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira. Dessa forma, em janeiro a contribuição de umidade para as chuvas no semiárido da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará será dos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANS).
Se o Atlântico Sul na referida região estivesse mais quente já agora, haveria um transporte de umidade maior em direção ao interior dos citados estados. Como isso as chuvas ocorreriam de forma mais generalizada sobre essas áreas em janeiro, e seriam potencializadas pela ocorrência de uma La Niña intensa, algo que não está ocorrendo. 
Com condições oceânicas ruins agora no final de dezembro, é de se esperar chuvas irregulares no interior da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará nos mês de janeiro de 2018. Isso porque as chuvas provocadas por Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis são mal distribuídas, isoladas e consequentemente irregulares. 
O mês de janeiro é o que apresenta maior incidência de VCANS sobre o Nordeste, o fenômeno também é comum atuar na região nos meses de dezembro e fevereiro.
Ao afirmar que as chuvas serão irregulares no mês de janeiro de 2018 no semiárido desses estados, o estudioso Rodrigo Cézar Limeira está afirmando que em algumas localidades por exemplo do semiárido da Paraíba, choverá bem, e até acima da média em janeiro, já em outras localidades choverá abaixo da média, e em outros locais não choverá quase nada no referido mês.
De acordo com o pesquisador, esse cenário indica continuidade da crise hídrica na maioria dos grandes reservatórios do semiárido desses estados em janeiro, apesar da configuração do fenômeno La Niña com fraca intensidade na região do Oceano Pacífico Central agora em dezembro.  


Com Portal Ciência em Foco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÍDEO: Jovem natural de Junco do Seridó e esposa morrem afogados em praia do Rio de Janeiro

Na tarde desta terça-feira(1), o jovem Damião Silva de Medeiros, 36 anos, natural do Distrito de Bom Jesus, município de Junco Do Seridó, juntamente com sua esposa a jovem Paola Silva, 25 anos, morreram de forma trágica. O casal caiu no mar após tentar salvar os cães que haviam caídos na água. Damião Medeiros, é filho de Dona Marluce e do senhor Janduí (Janda), moradores do Distrito de Bom Jesus, município de Junco, o jovem morava no Rio de Janeiro havia um bom tempo. Blog do Guedes Com G1

EXCLUSIVO: Jovem assunçãoense envolvido em acidente de moto não resiste e vem a óbito

O jovem Ginaldo Júnior Silva Alves, 19 anos, não resistiu aos ferimentos após sofrer um acidente de moto na madrugada desta segunda-feira(3), nas proximidades de Tito Churrascaria, em Assunção, afirmou a mãe do jovem. O mesmo ainda foi socorrido para o Hospital de Taperoá mas não resistiu, Júnior como era conhecido, deixa esposa e um filho de apenas 1 ano e três meses de idade. Segundo informações de populares o jovem perdeu o controle da motocicleta vindo a colidir contra uma árvore. Vídeo do local do acidente . Blog do Guedes

EXCLUSIVO: Corpo de homem é encontrado boiando no Açude do Distrito da Barra de Juazeirinho

O corpo do jovem Edivânio dos Santos, 32 anos, foi encontrado boiando nas águas do Açude da Barra, na manhã desta terça-feira (23). De acordo com informações de populares, Edivânio é pescador e morador do sítio Escurinha, zona rural de Juazeirinho. Van, como era popularmente conhecido teria saído ontem(22) por volta das 10h para pescar e não retornou mais para sua residência. Os familiares sentiram sua falta, foram ao açude saber o que havia ocorrido, chegando ao local encontraram sua moto e alguns pertences as margens do reservatório. Os Bombeiros foram acionados, iniciaram as buscas, mas devido a escuridão os profissionais suspenderem á ação e retornaram pela manhã desta terça-feira, quando o corpo finalmente foi encontrado. O jovem era casado e deixa um filho de nove anos. Blog do Guedes