É A SECA!: Com a estiagem produção de tanques de carros-pipa aumenta na Paraíba


A produção de tanques usados em carros-pipa mais que dobrou em uma metalúrgica da cidade de Queimadas, por causa de seca que atinge a região em 2015. Com a crise hídrica, moradores de diversas cidades recebem água apenas por meio de caminhões-pipa e o número de pipeiros se elevou.
A metalúrgica do empresário Manoel Donato produz os tanques que são montados em caminhões. Em 2014 a empresa produzia três tanques por semana, mas a demanda aumentou este ano e a produção chega a sete tanques por semana. Depois de pronto, a ”pipa” é vendida em vários locais da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia.
O tanque pode ser feito de dois materiais, o inox ou a chapa preta. A escolha da matéria-prima depende da preferência do cliente. A de Inox chega a custar três vezes mais caro na metalúrgica de Manoel Donato.
Após a escolha do material, as placas são cortadas em uma guilhotina e em seguida são moldadas por uma máquina. O tamanho e o formato do tanque varia de acordo com a encomenda. A “pipa” pode armazenar de sete a 18 litros de água.

O passo seguinte é a montagem. O tanque é soldado e depois deve ser pintado. Quando for produzido de chapa preta, a pintura também é necessária porque impede o enferrujamento e a contaminação da água. O acabamento já é feito com o tanque montado em cima do veículo.

Com Cariri Ligado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Assunção realiza serviço de limpeza de reservatório na propriedade do agricultor Galego de Zé Pascoal

Confira: Governo do Estado divulga calendário de pagamento do Abono Natalino

'Grupo da Resenha' anuncia a 9ª edição do Jogo da Amizade