Deputado petista apresenta projeto para acabar com o dinheiro no Brasil


A moeda metálica, tal como conhecemos hoje, foi inventada pelos gregos no século VII A.C. As primeiras cédulas de papel surgiram por volta do ano 960, na China. E esta história poderá estar com os dias contados, pelo menos para o deputado petista Reginaldo Lopes (MG), que surpreendeu seus colegas na Câmara dos Deputados, há poucos dias, com um projeto de lei no mínimo polêmico…
Ele propõe simplesmente o fim da produção, da circulação e do uso do dinheiro em espécie no Brasil. Nem moedinhas metálicas, sem cédulas de papel. A ideia é acabar definitivamente com o dinheiro, tal como conhecemos. Pela sua proposta, todas as transações financeiras, de compra e venda, em qualquer nível, devem se realizar apenas pelo sistema digital.
É voz corrente na Casa que o projeto não terá a menor chance de ser aprovado, mas impressiona como o Brasil com tantos problemas para serem discutidos, haja um parlamentar que apresente uma proposta desse tipo. De qualquer forma, o projeto tem seu lado instrutivo: se aprovado, impediria o uso da mala preta, o dinheiro na cueca e outras traquinagens do gênero. Bastaria um simples cartão de plástico.

Blog do Helder Moura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção