Segunda etapa do Programa Caminhos da Paraíba beneficiará mais de 10 estradas da região do cariri


A Paraíba será contemplada com investimentos de 358 milhões de dólares para a pavimentação e recuperação de novas rodovias dentro do programa Caminhos da Paraíba 2.  Na manhã desta quarta-feira (10), o governador Ricardo Coutinho recebeu o representante no Brasil da Corporação Andina de Fomento (CAF), Vitor Rico, no Palácio da Redenção, para discutir o andamento do financiamento que foi aprovado pela Assembleia Legislativa e segue para a análise do Senado Federal.

Durante a reunião, o governador,  o secretário de Planejamento do Estado, Thompson Mariz, diretores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), além e dos deputados estaduais Adriano Galdino, Gervázio Maia, Hervázio Bezerra, Lindolfo Pires e Anísio Maia discutiram com os representantes da CAF sobre os 1300 km de estradas a serem pavimentadas e restauradas dentro da nova etapa do programa Caminhos da Paraíba.

O governador Ricardo Coutinho afirmou que os novos recursos possibilitarão que a Paraíba tenha em quatro anos a melhor malha viária do país com 3.500 km de estradas pavimentadas e recuperadas nos dois governos.  Ele citou como exemplo o município de Santo André, no Cariri paraibano, que não tem nenhum acesso asfáltico e será beneficiado com a pavimentação para os municípios de Parari, Taperoá e Gurjão. "As novas estradas vão dar a Paraíba uma perspectiva de desenvolvimento aos municípios, pois são estradas com viés econômicos e de integração entre regiões.   Onde chega estrada, chega desenvolvimento", destacou o governador.

Ricardo afirmou que até junho de 2015 o DER estará finalizando toda a 1ª etapa do programa Caminhos da Paraíba e retirando a Paraíba da realidade de ter 54 municípios sem acesso asfáltico. Ele aproveitou a reunião para agradecer o apoio dos representantes da CAF, do DER e dos deputados estaduais que aprovaram com celeridade o empréstimo, o que só vem a beneficiar a Paraíba e os paraibanos.    

O representante da CAF no Brasil, Vitor Rico, ressaltou que esse é o segundo empréstimo concedido pela corporação em benefício do Estado da Paraíba, sendo o primeiro de 200 milhões de dólares para a construção e recuperação de estradas e agora esse em avaliação e que será encaminhado para o COEF e ao Senado Federal . "Na primeira etapa constatamos um bom ritmo de execução das obras e estamos satisfeitos em apoiarmos esse projeto da Paraíba de ter a melhor malha viária do Brasil. Estamos dando prosseguimento a esse novo financiamento porque o governo deu demonstração que tem capacidade de executá-lo", declarou.    

O deputado estadual Gervásio Maia destacou que essa quantia é representativa para demanda da malha viária paraibana com a construção de mais 1300 km de estradas. O parlamentar demonstrou satisfação em ver a unidade da oposição e situação somando forças. “Contamos hoje com a presença do presidente da CAF, em João Pessoa, e levaremos a notícia de que a matéria foi aprovada, em plenário. Isso garantirá maior celeridade para que esses recursos sejam liberados”, completou.

Estradas do Cariri serão beneficiadas com a 2° etapa do Programa Caminhos da Paraíba. Confira quais são:

PB-148 - São José dos Cordeiros/Livramento/Divisa PB-PE

PB-148/200 - São José dos Cordeiros/Serra Branca

PB-160 - Divisa PB-PE/Barra de São Miguel/Cabaceiras/Boa Vista

PB-186 - Caraúbas/São Domingos do Cariri

PB-196 - Barra de São Miguel/Caraúbas

PB-200 - Coxixola/Congo

PB-200 - Entr. PB-148/Parari

PB-200 - Serra Branca/Coxixola

PB-202 - Parari/Santo André

PB-264 - São Sebastião do Umbuzeiro/Divisa PB-PE

PB-202 - Santo André/Gurjão

PB - Santo André/Juazeirinho

Paraíba Mix com Secom PB
com pb mix

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção