Taperoá e mais seis cidades paraibanas podem ter redução no número de vereadores após Censo

Cerca de sete cidades da Paraíba podem ter redução no número de vereadores a partir do próximo pleito.

Isso porque o Censo 2022, divulgado no mês de junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que esses municípios sofreram uma queda na sua população, com menos de 15 mil habitantes registrados.

Segundo a Constituição Federal, as cidades com esse quantitativo de população, deverão passar a ter, no máximo, nove parlamentares em suas Câmaras Municipais.

Os municípios que apresentaram essa redução foram: Barra de Santa Rosa, Coremas, Soledade, Santa Luzia, Teixeira, Taperoá e Uiraúna. Atualmente, eles têm 11 vereadores em suas Câmaras. No entanto, com a diminuição no número de habitantes, deverão perder dois parlamentares, cada.

A mudança ainda depende que os próprios vereadores aprovem uma alteração na lei orgânica de cada município até a data final das convenções partidárias.

Por outro lado, João Pessoa poderá aumentar o número de seus parlamentares no legislativo municipal, devido ao crescimento dos moradores da cidade. A Câmara Municipal aprovou no mês de março a Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal (Pelo) 8/2022, da Mesa Diretora, para o aumento de duas vagas, passando a ter 29 vagas parlamentares a partir de 2025.

Blog do Guedes

Com Paraíba JÁ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assunção registra falecimento de Maria do Carmo Pedro, conhecida carinhosamente por 'Dona Kátia'

Prefeitura de Assunção lança iniciativa de lazer com passeio à praia para a população

Atenção: PC prende acusado de envolvimento na morte de caririzeiro