Confira: Verão começa com expectativa de chuvas no Cariri e altas temperaturas na PB

O verão começa a partir das 18h48 minutos desta quarta-feira (21). Na Paraíba, existe a expectativa do aumento do volume de chuvas e de altas temperaturas, de acordo com informações da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

A estação mais quente do ano termina no dia 20 de março, data em que se inicia o outono, mas durante o período, regiões da Paraíba podem ter aumento na quantidade de chuvas.

“O verão é caracterizado, basicamente, por dias (períodos de claridade) mais longos que as noites e pelo aumento da temperatura do ar.

No Nordeste do Brasil, em particular sobre o estado da Paraíba, climatologicamente inicia-se a pré-estação das chuvas nas regiões do Cariri, Alto Sertão e Sertão”, disse a meteorologista Marle Bandeira, da AESA.

Ainda de acordo com a meteorologista, o período de fevereiro a maio é considerado o mais chuvoso das regiões do Cariri/Curimataú, Sertão/Alto Sertão.

O principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas neste período é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Esta estação é caracterizada pela ocorrência das temperaturas mais elevadas do ano”, ressaltou.

A AESA vai coordenar uma reunião com todos os centros meteorológicos do Nordeste para elaborar um boletim acerca da previsão de chuvas e temperaturas durante os meses de janeiro, fevereiro e março do próximo ano.

Segundo Marle, neste boletim também será avaliado a possível interferência de ‘La Niña’, fenômeno natural que consiste na diminuição da temperatura das águas do oceano pacífico, gerando uma série de mudanças no clima de regiões como o Nordeste.

Blog do Guedes

Com Jornal da PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assunção: Missa de Ação de Graças pela passagem de um ano da morte de Dona Luzia Rodrigues

Salgadinho participa do 5º Fórum dos Gestores da Assistência Social da Paraíba

'Conta invadida?' Instagram e Facebook fora do ar geram dúvidas e memes nas redes sociais