Confira: Verão começa com expectativa de chuvas no Cariri e altas temperaturas na PB

O verão começa a partir das 18h48 minutos desta quarta-feira (21). Na Paraíba, existe a expectativa do aumento do volume de chuvas e de altas temperaturas, de acordo com informações da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

A estação mais quente do ano termina no dia 20 de março, data em que se inicia o outono, mas durante o período, regiões da Paraíba podem ter aumento na quantidade de chuvas.

“O verão é caracterizado, basicamente, por dias (períodos de claridade) mais longos que as noites e pelo aumento da temperatura do ar.

No Nordeste do Brasil, em particular sobre o estado da Paraíba, climatologicamente inicia-se a pré-estação das chuvas nas regiões do Cariri, Alto Sertão e Sertão”, disse a meteorologista Marle Bandeira, da AESA.

Ainda de acordo com a meteorologista, o período de fevereiro a maio é considerado o mais chuvoso das regiões do Cariri/Curimataú, Sertão/Alto Sertão.

O principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas neste período é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Esta estação é caracterizada pela ocorrência das temperaturas mais elevadas do ano”, ressaltou.

A AESA vai coordenar uma reunião com todos os centros meteorológicos do Nordeste para elaborar um boletim acerca da previsão de chuvas e temperaturas durante os meses de janeiro, fevereiro e março do próximo ano.

Segundo Marle, neste boletim também será avaliado a possível interferência de ‘La Niña’, fenômeno natural que consiste na diminuição da temperatura das águas do oceano pacífico, gerando uma série de mudanças no clima de regiões como o Nordeste.

Blog do Guedes

Com Jornal da PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção