Assunção realiza 6ª Feira MultiCultural e lembra legado de João Olinto; imagens

O município de Assunção, localizado no cariri da Paraíba, realizou de forma exitosa a 6ª edição da Feira MultiCultural.

O evento que chega ao 6º ano lembrando a memória do saudoso artesão e fotógrafo João Olinto, reuniu agricultores, criadores de animais, atores, sanfoneiros, artesãos, entre outros seguimentos.

A secretária de cultura Danielma, em contato com a nossa reportagem, destacou a importância do evento do ponto de vista cultural e econômico.

"Mobilizamos pessoas, equipes, emoções e sentimentos na realização do evento, mas acima de tudo, muito amor por Assunção. O resultado veio: Crescimento econômico e cultural", pontuou.

A gestora acrescentou que o envolvimento das muitas culturas foi o grande diferencial.

"Gente de todos os seguimentos garantiu o sucesso. Tivemos agricultura familiar, música, produtos da fazenda, artesanato, e tantas outras novidades que garantiram o diferencial", finalizou.

O evento foi prestigiado por secretários municipais, vereadores, ( Anazilda, Cocó, Lula, João e Márcio) pelo vice-prefeito Felipe e a população que compareceu em grande quantidade.

Destaque também para a estrutura disponibilizada pelo governo municipal para realização, a exemplo de barracas, som, estantes de vendas etc.

A feira foi criada no governo do prefeito Rafael Oliveira em 2013 e nos governos seguintes do prefeito Vogel Oliveira, foi ganhando forma, sendo ampliada de feira de artesanato para multicultural.

Falando com a nossa redação, o prefeito Vogel Oliveira destacou a importância do feito.

"É um evento que fica maior a cada ano. Hoje realizamos a maior de todas as edições, ano que vem será maior ainda. O investimento foi priorizado e nossa meta é valorizar a cultura e fortalecer a economia. Vender, fechar negócio, garantir renda. Objetivos que foram cumpridos", disse Vogel.

Logo que surgiu, a feira que abrangia apenas artesanato, já nasceu com nome João Olinto da Silva.

Na década 1980 , Joãozinho, como ficou conhecido no então distrito de Assunção, era o fotógrafo oficial da comunidade, cobrindo eventos como casamentos, batizados, aniversários, festas religiosas e sociais.

Filho de dona Rosa e seu Inácio Olinto, Joãozinho era também um talentoso artesão, com trabalhos reconhecidos na região e na própria localidade. Os desfiles de 7 de setembro tinham o toque e a marca do seu trabalho.

Com tanto no currículo, a feira não poderia homenagear, alguém que tivesse mais merecimento. João Olinto, o Joãozinho, está eternizado na feira, nos corações e nos álbuns fotográficos de pelos menos duas gerações de Assunção e da região.





Blog do Guedes

Com Lázaro Farias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção