Município de Assunção promove mais uma importante Palestra dentro do "Ciclo de Palestras de Março"


O município de Assunção, realizou nesta sexta-feira(18), mais uma importante agenda dentro das comemorações do Mês da Mulher. O trabalho foi conduzido pela renomada médica Dra. Adriana Melo, os resultados foram extremamente positivos, como nos contou a secretária de saúde Vanuza Oliveira.

Ela descreveu que houve uma palestra sobre os impactos da COVID-19 na gravidez.

Vanuza Oliveira lembrou também dos atendimentos que ocorreram, tais como consultas e ultrassonografias para acompanhamento e manuseio do pré-natal.

A secretária ressaltou a importância desse tipo de exame durante a gestação, no tocante a saúde tanto da mãe, quanto da criança.

“ As ultrassonografias são exames muito importantes, capazes de prever situações de risco durante a gestação. Isso vai muito além de apenas revelar o sexo do bebê”. Disse Vanuza, acrescentando que o município trouxe exames de última geração, como é o caso da translucência nucal, um exame genético.

Nele, é analisado o acúmulo de líquido sob a pele atrás do pescoço fetal, sendo possível identificar possíveis complicações, como Síndrome de Down, Síndrome de Patau, Síndrome de Edwards, entre outras.

Também houve avaliação do colo, um exame transvaginal para a medida do comprimento do colo uterino, indicado a todas as gestantes, principalmente às com alto risco para trabalho de parto prematuro, incluindo gestações múltiplas, partos prematuros prévios, anormalidades uterinas ou cirurgias prévias no colo.

Além do Doppler, um tipo de exame que durante a gestação, serve para medir o fluxo de sangue da mãe para o feto.

De acordo com o relato da titular da pasta da saúde, foi disponibilizado ainda o ultrassom morfológico, um exame de imagem que permite visualizar o bebê dentro do útero, facilitando a identificação de algumas doenças ou mal formações, até mesmo cardiopatias congênitas, por exemplo.

Ao final, Vanuza frisou o empenho das equipes, a competência da doutora Adriana Melo, que trabalha com medicina fetal e o olhar diferenciado que o governo de Assunção tem na área da saúde.







Assunção, Cidade que Trabalha e Cuida das Pessoas!




Blog do Guedes

Com Ascom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção