Pular para o conteúdo principal

Paraíba chega a segunda menor taxa de ocupação de leitos no Brasil com variação de 50% a 60 % nos últimos 15 dias


A Paraíba foi destaque na mídia nacional por ter a segunda menor taxa de ocupação de leitos para Covid-19 do Brasil. Atualmente, o estado conta com 1.239 leitos, sendo 685 de enfermaria e 554 de UTI e uma taxa que varia entre 50% e 60% nos últimos 15 dias. De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, este destaque é o resultado das medidas restritivas e ações realizadas pelo Governo do Estado no combate à pandemia.

“Em abril, foram antecipados alguns feriados, prolongando por uma semana inteira no período da Semana Santa, no sentido de manter a população em casa para desacelerar a transmissão do vírus, além do toque de recolher nos municípios que apresentavam os piores números”, pontua.

Geraldo Medeiros explica que algumas medidas restritivas foram tomadas antes mesmo do Estado apresentar uma taxa de ocupação superior a 90%. Diminuição do tempo de funcionamento de bares e restaurantes, toque de recolher entre as 22h e 05h, a suspensão das aulas presenciais das redes públicas estadual e municipal, e alterações nos horários de expediente nos setores do comércio e da construção civil foram algumas dessas medidas publicadas em decreto estadual em março.

O secretário reforça também que, desde julho de 2020, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) publica, quinzenalmente, o cenário epidemiológico da Covid-19 na Paraíba. O documento faz parte do Plano Novo Normal de retomada gradual das atividades. Na última publicação, de 1º de maio, referente à 24ª avaliação, todos os municípios da Paraíba se apresentaram em bandeiras laranja (6%) e amarela (94%).

“Alertamos que os esforços para conter as evoluções da pandemia devem ser mantidos e dependem da decisão de cada uma das pessoas em seguir protegendo suas vidas por meio dos métodos e comportamentos reconhecidamente efetivos para conter a disseminação do novo coronavírus”, completa.

Outra medida que implica na diminuição da taxa de ocupação é vacinação contra a Covid-19. A Paraíba segue avançando com a campanha e o resultado é a diminuição da taxa de internação de pessoas acima de 80 anos. Até o momento, 728.362 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 371.915 com a segunda dose da vacina. A Paraíba recebeu um total de 1.487.110 doses de vacina e 1.388.074 já foram distribuídas aos municípios.



Blog do Guedes

Com Click PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÍDEO: Jovem natural de Junco do Seridó e esposa morrem afogados em praia do Rio de Janeiro

Na tarde desta terça-feira(1), o jovem Damião Silva de Medeiros, 36 anos, natural do Distrito de Bom Jesus, município de Junco Do Seridó, juntamente com sua esposa a jovem Paola Silva, 25 anos, morreram de forma trágica. O casal caiu no mar após tentar salvar os cães que haviam caídos na água. Damião Medeiros, é filho de Dona Marluce e do senhor Janduí (Janda), moradores do Distrito de Bom Jesus, município de Junco, o jovem morava no Rio de Janeiro havia um bom tempo. Blog do Guedes Com G1

EXCLUSIVO: Jovem assunçãoense envolvido em acidente de moto não resiste e vem a óbito

O jovem Ginaldo Júnior Silva Alves, 19 anos, não resistiu aos ferimentos após sofrer um acidente de moto na madrugada desta segunda-feira(3), nas proximidades de Tito Churrascaria, em Assunção, afirmou a mãe do jovem. O mesmo ainda foi socorrido para o Hospital de Taperoá mas não resistiu, Júnior como era conhecido, deixa esposa e um filho de apenas 1 ano e três meses de idade. Segundo informações de populares o jovem perdeu o controle da motocicleta vindo a colidir contra uma árvore. Vídeo do local do acidente . Blog do Guedes

EXCLUSIVO: Corpo de homem é encontrado boiando no Açude do Distrito da Barra de Juazeirinho

O corpo do jovem Edivânio dos Santos, 32 anos, foi encontrado boiando nas águas do Açude da Barra, na manhã desta terça-feira (23). De acordo com informações de populares, Edivânio é pescador e morador do sítio Escurinha, zona rural de Juazeirinho. Van, como era popularmente conhecido teria saído ontem(22) por volta das 10h para pescar e não retornou mais para sua residência. Os familiares sentiram sua falta, foram ao açude saber o que havia ocorrido, chegando ao local encontraram sua moto e alguns pertences as margens do reservatório. Os Bombeiros foram acionados, iniciaram as buscas, mas devido a escuridão os profissionais suspenderem á ação e retornaram pela manhã desta terça-feira, quando o corpo finalmente foi encontrado. O jovem era casado e deixa um filho de nove anos. Blog do Guedes