ATENÇÃO: Ibama detecta 287 hectares de área desmatada no bioma caatinga em Assunção e mais cinco municípios do Cariri


O Ibama identificou 287,76 hectares de desmatamento ilegal no bioma da caatinga, na Paraíba. A área corresponde a 411 campos de futebol. O flagrante aconteceu durante a deflagração da Operação Mandacaru, realizada em sete municípios do estado. Doze pessoas foram autuadas pelo órgão e duas, notificadas. As multas aplicadas totalizam R$ 393 mil.

A operação aconteceu no período de 16 a 21 de novembro. Através de monitoramento remoto, com análise de imagens de satélites, o Ibama detectou indicativos de desmatamentos nas cidades de Arara, Assunção, Monteiro, São José dos Cordeiros, Prata, Sumé e Zabelê. Todas as áreas identificadas foram embargadas de imediato, para cessar o dano ambiental e assegurar a regeneração natural da vegetação nativa.

Segundo o superintendente do Ibama na Paraíba, Arthur Navarro, a caatinga abriga uma rica biodiversidade, que já é vulnerável, naturalmente, devido às estiagens. “Ela precisa ser protegida, conservada e utilizada de forma sustentável, para que continue a favorecer as condições de vida do povo nordestino, que dela necessita”, explicou.

Arthur Navarro também destacou que o Ibama monitora com atenção as alterações no bioma. “Realizamos constantemente ações para conter desmatamentos ilegais, propiciar a recuperação ambiental de áreas degradadas e estimular o uso sustentável dos recursos naturais”, acrescentou.



Blog do Guedes

Com De Olho no Cariri

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Assunção realiza serviço de limpeza de reservatório na propriedade do agricultor Galego de Zé Pascoal

Confira: Governo do Estado divulga calendário de pagamento do Abono Natalino

Calendário do Bolsa Família 2026: datas de pagamento são divulgadas