Pular para o conteúdo principal

Cinco candidatas a Câmaras de Vereadores usam nomes sociais nas Eleições 2020 na Paraíba; uma delas é do Cariri


A Paraíba tem cinco candidatas que vão concorrer ao pleito de 2020 utilizando nomes sociais. São cinco mulheres transsexuais que concorrem ao cargo de vereadora em diferentes municípios do estado: Cubati, Mari, Monteiro, Pilõezinhos e Pirpirituba.
As candidaturas, no entanto, ainda precisam ser deferidas pela justiça eleitoral, de forma que ainda não é garantia de que todas elas de fato concorram nas eleições municipais deste são.
Das cinco, duas são filiadas ao PT. PSB, PL e PSDB têm uma candidata cada.
O uso do nome social nas eleições de 2020 foi aprovado pela Resolução TSE nº 23.609/2019. Isso permite que transsexuais utilizam em sua ficha de candidatura o nome de acordo com sua identidade de gênero e não o nome de seu registro de nascimento.
A primeira vez que isso foi permitido foi em 2018, a partir de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Naquela eleição, apenas uma candidatura foi registrada com o nome social nas eleições passadas. Júlio César, do PSOL, concorreu ao cargo de deputado federal, mas não se elegeu.
Pela legislação eleitoral, no entanto, para optar pelo nome social os candidatos já deveriam ter alterado o seu cadastro eleitoral. Ou seja: essa mudança deveria ter acontecido até 6 de maio.
Candidatas a vereadora com nomes sociais na Paraíba:
Nome socialPartidoMunicípio
Leila Mayara Fernandes da CostaPLCubati
Milena Feitosa dos SantosPTMari
Ciara Lys da Silva LimaPTMonteiro
Jéssica Gama RibeiroPSBPilõezinhos
Kananda Pereira dos SantosPSDBPirpirituba

De Olho no Cariri
Com G1 PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÍDEO: Jovem natural de Junco do Seridó e esposa morrem afogados em praia do Rio de Janeiro

Na tarde desta terça-feira(1), o jovem Damião Silva de Medeiros, 36 anos, natural do Distrito de Bom Jesus, município de Junco Do Seridó, juntamente com sua esposa a jovem Paola Silva, 25 anos, morreram de forma trágica. O casal caiu no mar após tentar salvar os cães que haviam caídos na água. Damião Medeiros, é filho de Dona Marluce e do senhor Janduí (Janda), moradores do Distrito de Bom Jesus, município de Junco, o jovem morava no Rio de Janeiro havia um bom tempo. Blog do Guedes Com G1

EXCLUSIVO: Jovem morto a marteladas em Livramento, morava em Assunção

O jovem que foi brutalmente assassinado no município de Livramento na tarde desta quinta-feira (24), era morador da cidade de Assunção. Tratar-se de Rafael Gabriel Faustino, 21 anos, neto do senhor conhecido por "Shel", cidadão bastante conhecido no município de Assunção. Rafael, foi morto após sofrer várias marteladas principalmente na cabeça. Até o fechamento da matéria não tínhamos informações dos responsáveis pelo o crime. Blog do Guedes

EXCLUSIVO: Jovem assunçãoense envolvido em acidente de moto não resiste e vem a óbito

O jovem Ginaldo Júnior Silva Alves, 19 anos, não resistiu aos ferimentos após sofrer um acidente de moto na madrugada desta segunda-feira(3), nas proximidades de Tito Churrascaria, em Assunção, afirmou a mãe do jovem. O mesmo ainda foi socorrido para o Hospital de Taperoá mas não resistiu, Júnior como era conhecido, deixa esposa e um filho de apenas 1 ano e três meses de idade. Segundo informações de populares o jovem perdeu o controle da motocicleta vindo a colidir contra uma árvore. Vídeo do local do acidente . Blog do Guedes