Agência da ONU lança documentário sobre Quilombo em Santa Luzia

Um documentário que conta a história de um grupo de mulheres do Quilombo do Talhado em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Patos, será lançado no próximo dia 11 de outubro, em exibição para convidados na sede do Café Cultura, no centro de Santa Luzia. O filme é dirigido pelo jornalista paraibano Diovanne Filho e produzido pelo Programa Semear Internacional, um programa do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e implementado no Brasil pelo Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), agências ligadas a ONU que trabalham com o apoio a agricultura familiar em várias partes do mundo. O trailer do filme está disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=PIrLMzfpRbI.
O curta-metragem de 22 minutos intitulado “Rita, Preta da Paraíba”, mostra como a atitude da louceira que dá nome a produção, Rita Preta, em busca de melhores condições de vida na cidade, mudou a vida de toda a comunidade. Com ela, várias outras famílias começaram a “descer” a Serra do talhado, deixando o quilombo quase deserto. Com depoimentos fortes, o filme mostra o processo de êxodo daquelas famílias e o nascimento do galpão das louceiras que até hoje mantem viva a arte das louças de barro na região.
“São histórias de pessoas que sofreram muito com a dureza da vida de tinham, e após a atitude de uma mulher, começaram a ver na arte das louças uma forma de manter viva uma tradição secular. O filme traz sem filtros o sofrimento de mulheres e homens que muitas vezes passavam fome e tinham apenas na venda das peças uma forma de conseguir se alimentar”, conta o diretor do filme, Diovanne Filho.
O Curta ainda mostra o nascimento da Associação, com a atuação de Maria do Céu, neta de Rita Preta, e como o apoio do FIDA, através do projeto Procase e do Governo do Estado na reforma do galpão e várias outras ações, fez com que a qualidade do trabalho do grupo melhorasse. A equipe do Semear Internacional permaneceu na cidade por seis dias, em visitas ao galpão onde as louceiras trabalham com o barro, a sede do quilombo, e colhendo depoimentos de algumas integrantes do grupo, bem como, familiares de Rita Preta.
“Rita, Preta da Paraíba” traz ainda traz referências de uma outra produção já feita no Quilombo do Talhado. “O filme Aruanda, de Linduarte Noronha, nos inspirou muito. Temos depoimentos de quem participou das gravações na década de 1960 e buscamos trazer referências desta produção que mudou a cara do cinema brasileiro na época”, explicou Diovanne.
Após esta exibição, o vídeo será inscrito em Mostras de Cinema do Brasil e enviado a representações do FIDA em países da Europa, América latina e África, com versões legendadas em inglês e espanhol para serem exibidas nas regiões que recebem apoio do Fundo Internacional.
O Semear Internacional é um programa do FIDA que trabalha no apoio aos projetos do Fundo Internacional no Brasil divulgando as ações implementadas e realizando eventos que gerem troca de conhecimento entre os projetos.
Ficha Técnica
“Rita, Preta da Paraíba” foi produzido pelo Programa Semear Internacional e coproduzido pelo projeto Procase. Tem Roteiro e Direção-Geral do jornalista Diovanne Filho, que também assina a Direção de Fotografia, ao lado de Niaranjan do Ó, que foi o responsável pela captação das imagens do Curta Metragem. Direção de Arte, Edição de Imagens e Montagem de Diego Fontenele. E Áudio de Amadeus Araújo.

MaisPB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção