Prefeituras do Cariri estão entre as mais transparentes do Estado; Taperoá está na lista


O Tribunal de Contas do Estado possui uma ferramenta, que monitora a transparência dos portais municipais em tempo real chamado Turmalina. O sistema aponta com precisão os sites que estão mais atualizados e que apresenta de forma didática e de fácil acesso dados referentes a despesas, receitas e pagamentos; licitações; entre outros.
Segundo o último levantamento feito pela reportagem do portal De Olho no Cariri neste domingo (10), cinco municípios do Cariri estão entre os dez melhor ranqueados no Estado. O portal da Prefeitura de São João do Tigre foi observado em primeiro lugar e é, portanto, o mais transparente entre os 223 municípios da Paraíba, a assessoria contábil (Emerson Siqueira)e o administrador do portal oficial (Felipe Camarão) estamos sempre trabalhando em parceria para que o êxito seja atingindo.
Segue a lista dos Top 10 da Transparência do TCE, os portais das cidades de São José dos Cordeiros (5º), Taperoá (6º), Livramento (7º) e Parari (10º).
Para o técnico em portais da transparência, Felipe Camarão, responsável por 3 dos 5 mais transparentes da lista: “O sistema Turmalina é uma ferramenta criada pelo TCE que só traz mais transparência para as gestões, e nós enquanto administradores desses portais temos o zelo e o cuidado de sempre está em consonância com a gestão para estarmos sempre fazendo o que pede as normativas do TCE”.
Ainda segundo Felipe Diniz, a atuação dos escritórios de contabilidade e dos advogados que prestam serviço à Prefeitura, é de vital importância para que o município seja bem avaliado por esse sistema. O Escritório da CONPLAN, por exemplo, é responsável por três dos cinco municípios mais bem avaliados e também comemorou, através de seu proprietário Alexandre Aureliano, o desempenho de seus municípios clientes.
Para o advogado, Dr. José Maviael, também responsável por três municípios dos mais bem avaliados: “A estratégia criada pelo TCE em parceria com a Universidade Federal da Paraíba acabou por criar uma disputa que estimula as equipes técnicas das prefeituras a perseguir sempre melhores resultados, alcançando índices elevados de transparência, superando inclusive o próprio Estado da Paraíba, o que favorece a sociedade que tem plena capacidade de saber como cada centavo é investido nessas cidades”.


De Olho no Cariri

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção