Pular para o conteúdo principal

ATENÇÃO: Mais chuvas nos próximos dias no Cariri, Sertão e Alto-sertão da Paraíba


A associação Vórtice Ciclônico de Altos Níveis e Zona de Convergência Intertropical deverá favorecer mais chuvas isoladas no interior do Estado nos próximos dias, mais precisamente entre 08 e 11 de janeiro quando chuvas isoladas deverão ocorrer em várias áreas do Cariri, Sertão e Alto-sertão da Paraíba, incluindo as regiões de Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras, prevê o estudioso Rodrigo Cézar Limeira.
Balanço de chuvas em Patos em 2018:
O físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira entrou em contato por telefone com o Escritório da Emater em Patos nesta segunda-feira 07, para ter acesso aos últimos dados de chuvas na região em janeiro de 2019, e de todo o ano de 2018.
A Emater em Patos-PB fornece os dados de precipitação pluviométrica obtidos pela Embrapa, que tem um posto pluviométrico oficial no município, e também fornece esses dados para o governo do Estado da Paraíba.
Eis os números:
Durante todo o ano de 2018, foram registrados 495,8 mm de chuvas no posto pluviométrico da Embrapa situado no setor noroeste do município.
A média pluviométrica anual no local é de 675 mm.
Ainda nesta segunda-feira, o estudioso obteve os dados pluviométricos da Estação Meteorológica do Inmet, situada no Bairro do Jatobá, através do site da instituição:
Eis os números:
Durante todo o ano de 2018, foram registrados 547 mm de chuvas na referida estação meteorológica, situada no setor sul do município.
A média pluviométrica anual no local é de 715 mm.
Conforme recomenda a OMM, faz-se a média aritmética dos dois dados pluviométricos obtidos com o pluviômetro padrão Ville de Paris, com um detalhe, os dados da Estação do Inmet são obtidos via moderna estação meteorológica automática, mas calibrados a partir dos dados obtidos com o pluviômetro padrão já citado, utilizado em estações meteorológicas do mundo todo.
Dessa forma, o Índice Oficial de Chuvas em Patos-PB em 2018 é:
IOC = (547 + 495,8)/2 = 521,4 mm
Comparação do Índice Oficial de Chuvas com as médias pluviométricas anuais dos dois postos:
Como no posto pluviométrico da Embrapa a precipitação média anual é de 675 mm, e na Estação Meteorológica do Inmet é de 715 mm, logo o Índice Oficial de Chuvas em Patos em 2018 ficou abaixo da média.
A previsão de chuvas variando de normais a abaixo da média em Patos no corrente ano de 2018, foi realizada pelo estudioso Rodrigo Cézar Limeira e se confirmou, assim como se confirmaram também as outras previsões referentes a 2018 realizadas pelo pesquisador, ao citar 2018 como um ano de recargas melhores para a maioria dos grandes açudes do interior do Estado, em se comparando com a série de 2012 para cá. 
Além disso, o estudioso também previu um 2018 com chuvas ainda irregulares no semiárido da Paraíba, possibilitando boas colheitas em várias localidades, mas perdas em outras, fato também confirmado.

Com Portal Ciência em Foco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASSUSTADOR: Jovem juazeirinhense comete suicídio por enforcamento

Andreza Rafaely é a quarta vítima de suicídio no município este ano, que está apenas no início do seu terceiro mês. Ela deu cabo de sua própria vida na manhã deste domingo (6) em sua residência, no conjunto professor Luiz Gonzaga Burity, zona norte da cidade, ao fazer uso de uma corda para se enforcar. Apuração do helenolima.com revela que Andreza estava com depressão e, inclusive, já teria tentado se suicidar em outra oportunidade, ao fazer a ingestão de medicamentos em excesso. Porem foi levada ao hospital para fazer um tratamento de saúde, mas não se recuperou e cumpriu o seu intento ao retornar para casa. A jovem era casada com um rapaz chamado Cleiton, filho de Eduardo de seu Baldo e de dona Cícera. Ela deixa duas crianças pequenas. Em menos de três meses, Juazeirinho já registrou cinco suicídios, sendo quatro só este ano. Blog do Guedes Com Heleno Lima

Exclusivo: Jovem comete suicídio por enforcamento em Assunção

Um jovem cometeu suicídio por enforcamento na noite desta segunda-feira(7), em Assunção. A vítima identificada como Igor dos Santos Neto, 19 anos, filho do senhor Cindô, foi encontrado sem vida enforcado com uma corda, nos fundos da residência dos pais. O triste fato se deu por volta das 22h. Até o fechamento da matéria não tínhamos informações dos reais motivos do ato. Matéria em apuração... Blog do Guedes

Exclusivo: Acidente entre carroça de burro, carro e moto deixa uma vítima fatal em Assunção

O fato foi registrado na manhã desta quarta-feira(13), na PB-238 que liga Assunção/Taperoá, mas precisamente em frente ao Estádio 'O Nabozão'. Nossa reportagem conversou com parentes da vítima, eles informaram que o trágico acidente ocorreu por volta das 5h30. Quando o jovem conhecido por Alex Andrade, 22 anos, morador do sítio Lagoa do Meio, zona rural de Taperoá, seguia em uma CG 125 de cor vermelha e acabou colidindo com a carroça. Ao bater na traseira da carroça, o condutor da moto caiu na pista e acabou colidindo frontalmente com um veículo Corsa de Placas NQJ-8036-Patos-PB, morrendo na hora, Já os ocupantes do Corsa, nada sofreram. A vítima é neto do senhor conhecido por 'Mané Campina'. A Polícia Militar foi acionada para a ocorrência. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas apenas constatou a morte do jovem. O corpo permanece no local aguardando o IML para remoção. No local do acidente estava a moto parcialmente destruída,