PF faz buscas no gabinete do deputado Wilson Filho por suspeita de fraude em registros sindicais
A PolĆcia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (30) operaĆ§Ć£o para desarticular organizaĆ§Ć£o criminosa suspeita de cometer fraudes na concessĆ£o de registros sindicais junto ao MinistĆ©rio do Trabalho. Entre os alvos da operaĆ§Ć£o estĆ£o os gabinetes dos deputados federais Paulinho da ForƧa (SD-SP), Jovair Arantes (PTB-GO) e Wilson Filho (PTB-PB).
De acordo com investigadores, a prisĆ£o dos parlamentares chegou a ser pedida, mas foi rejeitada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ainda segundo investigadores, um dos objetivos da operaĆ§Ć£o Ć© apurar “loteamento” do MinistĆ©rio do Trabalho pelo PTB e pelo Solidariedade.
Segundo as investigaƧƵes, o nĆŗcleo polĆtico do esquema teria como participantes o ex-deputado e presidente do PTB, Roberto Jefferson, os deputados Paulinho da ForƧa e Wilson Filho.
Ao todo, a operaĆ§Ć£o batizada de Registro EspĆŗrio cumpre 64 mandados de busca e apreensĆ£o, 8 mandados de prisĆ£o preventiva e 15 mandados de prisĆ£o temporĆ”ria, alĆ©m de outras medidas cautelares.
Os mandados estĆ£o sendo cumpridos no Distrito Federal, SĆ£o Paulo, GoiĆ”s, Rio de Janeiro, EspĆrito Santo, ParanĆ”, Santa Catarina e Minas Gerais. Em SĆ£o Paulo, a PF faz buscas na ForƧa Sindical.
As apuraƧƵes comeƧaram hĆ” um ano, segundo a PF. SĆ£o investigados crimes de organizaĆ§Ć£o criminosa, corrupĆ§Ć£o passiva e ativa e lavagem de dinheiro.
De acordo com a PF, as investigaƧƵes revelaram “um amplo esquema de corrupĆ§Ć£o dentro da Secretaria de RelaƧƵes de Trabalho do MinistĆ©rio do Trabalho, com suspeita de envolvimento de servidores pĆŗblicos, lobistas, advogados, dirigentes de centrais sindicais e parlamentares”.
PB HOJE
ComentƔrios
Postar um comentƔrio