Pular para o conteúdo principal

Mais reflexão e menos rosas no “Dia Internacional da Mulher”


O Dia Internacional da Mulher tem sido apropriado de forma estereotipada pelo capitalismo e o patriarcado. Se em sua origem esse dia representa a luta das mulheres em uma sociedade extremamente machista, acabou por ser esvaziado de significado e de quase qualquer discussão consciente: se transformou no dia mundial de dar “parabéns” vazios para as mulheres.
E por que deveríamos ser parabenizadas por sermos mulheres? Somos parabenizadas por vivermos em um mundo que nos oprime diariamente, tanto na esfera pública como na esfera privada?
Nesse dia, presentes nos são dados como compensação pelas injustiças que vivenciamos todos os dias? Os “bom dias” educados que recebemos pelo caminho nos são oferecidos em contrapartida a todas as cantadas odiosas que ouvimos nas ruas durante o ano e ao assédio de todos os tipos que sofremos?
A rosa vermelha dada a nós em nossos locais de trabalho são uma reparação por termos salários e empregos piores e por não ocuparmos cargos públicos de importância?
O Dia Internacional da Mulher é parte de uma luta política centenária das mulheres que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), surgiu a partir do Dia Nacional da Mulher nos EUA, por sua vez criado em homenagem às mulheres trabalhadoras do vestuário de Nova York que, no ano de 1908, se mobilizaram em uma greve emblemática. O 8 de Março, desde seu marco originário, foi idealizado como um dia para refletir sobre as lutas, vitórias e desafios das mulheres na sociedade moderna.
Nesse espírito de reflexão e pensando no Brasil, boas notícias que podemos comemorar são a redução de homicídios dentro do domicílio após a promulgação da Lei Maria da Penha, porém os desafios permanecem na luta contra a violência familiar.
s de salário entre homens e mulheres continuam altos e se elevam com o aumento da escolaridade, i.e., quanto mais uma mulher estuda, menos ela recebe (em média) em relação a um homem com a mesma escolaridade (e lembrando que nós mulheres já temos escolaridade média mais alta que a masculina).

Redação com Brasil Debate

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assunção e Taperoá enlutadas! Acidente automobilístico deixa duas vítimas fatais na BR-230 próximo a Juazeirinho; fotos

Um grave acidente automobilístico ocorrido na manhã deste domingo (5) na BR-230, no município de Juazeirinho, sentido Sertão, vitimou fatalmente o taperoaense Sérgio Chaves, e um menino de nome Ryan de aproximadamente 13 anos da cidade de Assunção. Informações repassadas a reportagem, dão conta de que dois veículos, um Fiat uno de placas MNS - 2438/PB e um Corsa Sedan KHE - 7014/PB, que trafegavam em sentido contrário, colidiram frontalmente. Passageiros ficaram presos entre as ferragens com o forte impacto. Equipes do SAMU foram acionadas para socorrer as vítimas e levá-las ao Trauma de Campina Grande. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local colhendo informações, realizando a perícia e organizando o trânsito. As vítimas fatais Sérgio Com relação às vítimas fatais, Sérgio era uma pessoa de família tradicional em Taperoá e bastante conhecido, pois trabalhava como chaveiro, daí o apelido Chaves e consertava aparelhos de celular na cidade. Ele estava no Fiat uno e seguia de Juaze

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Um homem aparentando pouco mais de 30 anos, apelidado de 'Chiquinho' foi executado com vários tiros por volta das 18h00 desta terça-feira (08), no Conjunto Habitacional José de Assis Pimenta, em Assunção. De acordo com populares, a vítima é natural de São João do Cariri, mas que atualmente residia na cidade de Juazeirinho, e trabalhava em uma ótica. No momento do ocorrido, a vítima ocupava uma motocicleta de placas MNM-7535/Campina Grande. Mais de seis disparos atingiram o tórax e cabeça da vítima. Os autores do crime fugiram do local, sem identificação. Até o fechamento da matéria, não tínhamos informações das circunstâncias da execução. Blog do Guedes

Exclusivo: Jovem comete suicídio por enforcamento em Assunção

Um jovem cometeu suicídio por enforcamento na noite desta segunda-feira(7), em Assunção. A vítima identificada como Igor dos Santos Neto, 19 anos, filho do senhor Cindô, foi encontrado sem vida enforcado com uma corda, nos fundos da residência dos pais. O triste fato se deu por volta das 22h. Até o fechamento da matéria não tínhamos informações dos reais motivos do ato. Matéria em apuração... Blog do Guedes