ATENÇÃO NORDESTE: Veja previsão dos meteorologistas para 2018


Previsões de meteorologistas preveem que o ano 2018 será de muita chuva no Nordeste, encerrando o ciclo de seis anos seguidos de secas severas na região. Ainda de acordo com a meteorologia, a previsão é de um inverno que varia de normal a acima da média, em 2018, abrindo uma possível sequência de nove a dez anos com baixa possibilidade de seca para esta região do país.

O ciclo tem forte influência do fenômeno La Niña, que atuou também este ano, e caracterizou 2017 como um ano de “transição” entre o ciclo de estiagem iniciado em 2012, e o período de quase uma década que está por vir com índices satisfatórios de chuva.

As previsões são feitas com base em modelos meteorológicos e, segundo especialistas, o fenômeno conhecido como La Niña é o principal fator que influência chuvas para os anos de 2018 e 2019. A análise de dados históricos, de comportamento dos parâmetros e de ocorrência de chuvas, mostram a repetição dos ciclos, já que esse período de seca pelo qual passamos hoje, também ocorreu  em outras épocas.

Análises de imagens de satélites meteorológicos, mostram que a partir da segunda quinzena de dezembro deste ano já haverá condições favoráveis para a ocorrência de chuvas mais significativas na região Nordeste.

Vamos torcer que estas previsões se concretizem e que as chuvas voltem a cair, encham os reservatórios e amenizem os efeitos drásticos causados pelo longo período de secas no Nordeste.



Com Blog Merece Destaque

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção