VOCÊ SABIA? Mitos sobre alimentos''carregados''


Quem nunca ouviu a frase: “Não come isso porque é carregado!” Mas, afinal será que realmente existem alimentos carregados, ou seja, alimentos que provocam inflamações ou pioram a cicatrização de algumas situações clínicas?

De acordo com a nutricionista Mônica Lima tudo isso é mito. “Alimentos carregados é uma crença cultural. Hoje não tem nenhum estudo mostrando realmente isso. Vou dá um exemplo: a carne de porco que no Brasil é uma das mais temidas é servida em muitos países após uma cirurgia, ou seja, ela faz parte do cardápio de muitos hospitais”.

Bom senso

Segundo Mônica, nos consultórios é muito comum atender pessoas que se negam a comer determinados alimentos acreditando que eles são carregados.  “Tem muitas pessoas que procuram o nutricionista e dizem: eu fiz uma cirurgia e estou em tratamento e não posso consumir alimentos carregados, como macaxeira e goiaba.Isso é um mito, mas realmente há uma forte crença no nosso país sobre isso, não tem nada que comprove, mas como a gente sabe que o fator psicológico tem influência no aparecimento de sinais e sintomas, a gente faz a orientação para o indivíduo de que é mito, mas que ele fique a vontade para comer ou não”.

Crustáceos

Na nossa cultura os crustáceos também estão na lista de alimentos carregados. Contudo, Mônica ressalta que isso também é mito. “Os crustáceos também não têm interferência. A gente faz a orientação, mas se o paciente tem medo, a gente prescreve outros alimentos, substitui por outras opções”.




Redação com Ciências Médicas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assunção registra falecimento de Maria do Carmo Pedro, conhecida carinhosamente por 'Dona Kátia'

Prefeitura de Assunção lança iniciativa de lazer com passeio à praia para a população

Atenção: PC prende acusado de envolvimento na morte de caririzeiro