ATENÇÃO: Espuma feita de metal pode destruir balas e salvar pessoas em acidentes; confira vídeo


Acredite: uma espuma feita de metal é forte o suficiente para transformar balas de revólver em pó. O material, muito mais leve do que placas de metal, pode ser usado para criar novos tipos de coletes ou na composição de veículos, tornando-se uma forma ainda mais eficiente de salvar pessoas de acidentes.
A força dos CFMs (Composite metal foams, que significa espumas metálicas compostas em português) ficou provada em teste com um colete feito do material. Um projétil de 7,62 x 63 milímetros foi atirado contra ele, seguindo procedimentos do Instituto Nacional de Justiça dos Estados Unidos (NIJ, em inglês), e simplesmente espatifou veja o vídeo abaixo:
“Poderíamos parar a bala com uma espessura de menos de uma polegada (2,54 centímetros) do material, e o impacto da bala faria uma curva para trás inferior a 8 milímetros no tecido. Para se ter ideia, o NIJ permite que essa curva para trás seja de até 44 milímetros em um colete”, disse Afsaneh Rabiei, professora de Engenharia Mecânica e Aeroespacial na Universidade do Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
A professora passou anos desenvolvendo o material. Ele é produzido através de bolhas de gás geradas no metal fundido, formando uma mistura espumosa que se solidifica em uma substância leve. E a Universidade do Estado da Carolina do Norte diz que transformar balas em pó é só um dos primeiros benefícios dos CFMs.
Os resultados dos estudos sobre a espuma de metal foram publicados em 2015, e provou-se que ela é extremamente eficiente também como bloqueador radioativo e que suporta fogo e calor duas vezes melhor do que placas metalizadas.
Por ser tão forte quanto leve, o material pode, por exemplo, ser útil em viagens espaciais e no transporte de resíduos nucleares. A expectativa dos cientistas é de que a espuma de metal reinvente a forma de proteção contra balas e de se carregar elementos radioativos ou de altas temperaturas.


Yahoo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assunção registra falecimento de Maria do Carmo Pedro, conhecida carinhosamente por 'Dona Kátia'

Prefeitura de Assunção lança iniciativa de lazer com passeio à praia para a população

Atenção: PC prende acusado de envolvimento na morte de caririzeiro