Assunção: 22 anos de emancipação política um pouco de sua História


Assunção, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião do Cariri Ocidental. Área territorial de 126 km². Um grande problema enfrentado na cidade diz respeito ao abastecimento de água, uma vez que ainda não existe distribuição de água encanada.

As terras que constituem o atual município de Assunção originaram-se das sesmarias da família Oliveira Ledo, tendo Ana de Oliveira, pertencente a esta família, fixado uma fazenda na região.
O povoamento do local deu-se no entroncamento da estrada que ligava Taperoá e Salgadinho (Paraíba) à estrada para Patos. Segundo registros, os primeiros habitantes foram José Pedro Diniz e Pio Salvador de Maria.
O distrito foi criado com a denominação de Assunção, pela lei estadual nº 1954, de 17 de janeiro de 1959, subordinado ao município de Taperoá e parte da área chamada Estaca Zero pertencia ao município de Juazeirinho. A emancipação política ocorreu lei estadual nº 5895, de 29 de abril de 1994, desmembrado de Taperoá e Juazeirinho. É constituído do distrito sede e a instalação ocorreu em 1 de janeiro de 1997.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. Segundo a divisão do Estado da Paraíba em regiões bioclimáticas o município possui bioclima sub-desértico quente de tendência tropical.
A precipitação média anual é de 522mm (Período 1962-1985), 81% das quais concentradas de fevereiro a maio. As temperaturas médias são da ordem de 25 graus.
O município de Assunção está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do rio Paraíba, sub-bacia Taperoá.
Seus principais tributários são os riachos do Junco, dos Frades, Catolé, da Cachoeira, Mucutu, da Canoa, Capim-Açu, dos Ferros, Olho da Serrinha e Quixelô, a maioria de regime intermitente. Conta com os açudes Seridozinho e as lagoas da Maçaranduba, dos Frades, da Serra Branca, do Cavalo e dos Tanques.
A base econômica do município é a agricultura e a pecuária. Os principais produtos agrícolas são o algodãofeijãomilho e mandioca. Na pecuária, destacam-se as criações de caprinos e bovinos. Há uma participação menor da ovinocultura e a avicultura.

Redação com Wikipédia



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção