Veja as manchetes dos principais jornais deste sábado(29)



O Globo
Manchete : Recessão
PIB cai mais e só ganha de Rússia e Ucrânia
Consumo das famílias é o pior desde 2001
Investimentos e construção civil desabam

Pelo segundo trimestre seguido, a economia brasileira encolheu e, com isso, o país entrou oficialmente em recessão. Entre abril e junho, o PIB caiu 1,9%, no pior resultado desde 2009, segundo o IBGE. O tamanho da queda foi maior do que o previsto por analistas, que, agora, já estimam que o país fechará 2015 com um tombo de até 3% no PIB. A maioria dos economistas já prevê recessão também em 2016 — desde os anos 1930, o país não sofre dois anos seguidos de queda no PIB. Quase todos os setores da economia encolheram, à exceção do governo, que ampliou seus gastos em 0,7%, e das exportações, que avançaram 3,4% com a alta do dólar. A construção civil e os investimentos caíram mais de 8%. Enquanto políticos de oposição criticaram o resultado do PIB, a equipe econômica não comentou. A presidente Dilma disse, no Ceará, que o país vai superar a crise “sem nadinha de amargura ou de ódio”. Entre 35 países que já divulgaram seu PIB no segundo trimestre, o Brasil só não ficou atrás de Rússia, sob embargo, e Ucrânia, em guerra.
O Estado de S. Paulo
Manchete : PIB cai 1,9% no trimestre e Brasil entra em recessão
Queda no semestre é de 2,1% e mercado revê projeções para pior; fontes do governo falam em ‘desastre’
A economia deu mais um passo para a maior recessão em 25 anos. A combinação de ajuste fiscal – com cortes de gastos, alta de juros e reajuste de preços administrados–, crise política e impacto da Operação Lava Jato sobre o setor de construção já traça um cenário pior que o de 2009, auge da crise global. O PIB encolheu 1,9% no segundo trimestre em relação ao anterior e 2,1% no semestre, em comparação à primeira metade de 2014. Com isso, o Brasil entrou oficialmente em recessão e analistas reveem para pior seus cálculos para o ano. A estimativa para 2015 é de uma redução do PIB em torno de 2,5%. A presidente Dilma Rousseff disse que o País passa por “dificuldades momentâneas”. Mas interlocutores de Dilma consideram o resultado um “desastre”. Para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, é a corrupção e não a Lava Jato que está prejudicando a economia.
Zero Hora
Manchete : Economia encolhe 1,9% e põe o país em recessão
PIB tem segundo trimestre seguido de queda provocada pelo menor consumo das famílias e pela redução de investimentos na produção
Duas crises, duas medidas – AS DIFERENÇAS ENTRE A SITUAÇÃO ATUAL E A DE 2009
Marta Sfredo – PROJEÇÕES INCLUEM NOVOS RECUOS ATÉ O FINAL DO ANO

Folha de S. Paulo
Manchete : PIB mergulha e recessão se alonga
Queda de investimentos e do consumo liderou recuo de 1,9%da economia no segundo trimestre
A contração no segundo trimestre de 1,9% do PIB (medida da produção de bens e serviços no país), liderada pela queda de investimentos e consumo, foi a mais forte desde 1996. Marca dessa crise, o recuo de 8,1% nos gastos com máquinas, equipamentos e construção alongará a recessão. Houve empobrecimento geral: empresários investiram menos e famílias cortaram o consumo, efeito da queda do emprego, do poder de compra dos salários e da confiança na economia. A alta no saldo do comércio exterior e nos gastos do governo atenuou a queda, a pior entre países emergentes. O IBGE também divulgou ontem (28) a revisão para baixo de dados anteriores (o do primeiro trimestre caiu de -0,2% para -0,7%). Isso ajudou a piorar a perspectiva para a atividade econômica. As projeções de analistas para 2015 variam agora entre -2,3% e -3,0%— antes, elas ficavam em torno de -2%. O governo Dilma (PT) já estava preparado para uma redução do PIB, mas ficou alarmado com a “retração sem precedentes”. O Planalto avalia que é preciso recuperar “urgentemente” a confiança de empresários e consumidores. Para o senador Aécio Neves (PSDB), “o pior ainda está por vir”.


Com Iparaíba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção