Por que temos arrepios e calafrios quando estamos com medo?




NĂłs arrepiamos quando estamos com medo pela mesma razĂŁo que os gatos se arrepiam quando se sentem ameaçados. “O princĂ­pio geral Ă©, se vocĂȘ estĂĄ para ser atacado, tente parecer maior”, disse David Huron, um musicolĂłlogo da Ohio State University. As pessoas nĂŁo tĂȘm tantos pĂȘlos como os gatos, mas os arrepios sĂŁo resquĂ­cios de quando Ă©ramos peludos.

Os arrepios começaram como uma resposta ao frio. Quando o cabelo fica em pĂ©, cria uma camada isolante ao redor do corpo. Mas hĂĄ alguns milhĂ”es de anos, nossos antepassados se assustaram com um suposto predador e os cabelos arrepiados se tornaram um Ăștil mecanismo de defesa. A herança dessa resposta fisiolĂłgica explica porque o medo estĂĄrelacionado com o frio. 

Calafrios tambĂ©m surgem quando sentimos qualquer tipo de surpresa ou emoção intensa, mesmo em uma mĂșsica. Uma mudança de volume ou o momento em que o cantor começa a cantar. As pessoas costumam ter calafrios nas passagens em que o tom Ă© “triste”, disse Jaak Panksepp, neurocientista da Washington State University.

É possĂ­vel ter arrepios, vĂĄrias vezes, ouvindo uma mesma canção. “O cĂ©rebro pode tolerar milhares de falsos alarmes para nos proteger de uma ocasiĂŁo em que o alarme seja real”, explica Huron. 

É por isso que quando sabemos que estamos seguros – como em um filme de terror, por exemplo – esses falsos alarmes podem ser prazerosos. 

“Uma parte do cĂ©rebro estĂĄ dizendo – “Oh meu Deus, eu vou morrer”. Mas a parte consciente diz que estĂĄ tudo bem. EntĂŁo, a pessoa se sente bem com os arrepios”, afirma 



SĂł Curiosodades

ComentĂĄrios

Postagens mais visitadas deste blog

Salgadinho: Secretaria de Educação emite nota de esclarecimento sobre suposto funcionårio fantasma na pasta

Protesto fecha PB-238 próximo ao Assentamento José Moreira em Taperoå; Manhã de quinta

MinistĂ©rio PĂșblico investiga Prefeitura de Salgadinho por manter ex-prefeito como servidor fantasma